Qual a matéria mais odiada do Brasil?

Perguntado por: vpires . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Algumas pesquisas apontam a Matemática como a disciplina mais odiada, essa liderança infeliz está ligada a inúmeros problemas, que vão desde o aluno até o professor.

Qual a pior matéria escolar?

  • Física. 31.2%
  • Química. 12.8%
  • Matemática. 41.6%
  • História. 7.2%
  • Outra (me conta) 7.2%

Levantamento realizado pela TutorMundi, plataforma de reforço escolar, aponta que a maioria dos estudantes brasileiros, dos ensinos fundamental II e médio, apresenta mais dificuldades nas disciplinas de matemática, física e química. Na pesquisa, 32,5% dos discentes relataram dúvidas acerca dos conteúdos matemáticos.

1º ano: muitas vezes é mais difícil para os pais do que para as crianças…. a necessidade de desenvolver hábitos de estudo e o gosto pela aprendizagem é o maior desafio… 5º ano: as crianças terão de mudar de escola, recebem apoio de vários professores e têm menos laços afetivos do que com o professor do 1º ciclo.

Você é ativo e competitivo - portanto, não é nenhuma surpresa saber que Educação Física foi, provavelmente, a melhor matéria escolar para você.

Uma pesquisa feita pela Ipsos Media CT – área especializada em mídia, conteúdo e tecnologia da Ipsos – apontou quais seriam as matérias preferidas de alunos brasileiros, de seis a nove anos.

Na verdade, é mais do que isso: existe um desgosto, existe um incômodo, uma agonia, uma ansiedade em ter que estudar. Tem pessoas que se perguntam se tem problemas com baixo QI, talvez se possuem hiperatividade, déficit de atenção ou alguma explicação psicológica que dê os motivos para não gostar de estudar.

Confira Cinco Dicas para Estudar Matérias que Odeia

  1. 1) Fingir que gosta. Esta é a dica mais óbvia, tentar enganar a si próprio sobre o seu gosto. ...
  2. 2) Esforço consciente. “-Eu não gosto, mas preciso!” ...
  3. 3) Experimente novas fontes. ...
  4. 4) Conhecer para não temer. ...
  5. 5) Construa histórias em sua mente.

Algumas pesquisas apontam a Matemática como a disciplina mais odiada, essa liderança infeliz está ligada a inúmeros problemas, que vão desde o aluno até o professor.

A relação de Einstein nos diz que massa (m) e energia (E) são equivalentes, isto é, matéria é uma forma de energia e podemos transformá-lá em outros tipos de energia e vice-versa. Então para criar matéria é necessário energia e pela lei de conservação de energia, toda energia do universo surgiu junto com ele!

Autodidata desde pequeno, Einstein sempre estava à frente do currículo escolar em matemática e física. Por isso, desprezava as aulas. Outra coisa que o desagradava era a pedagogia militarista e autoritária do Ginásio Luitpold, em Munique, na Alemanha, onde ele cursou o equivalente ao nosso ensino fundamental.

Durante o Ensino Fundamental, a matemática corresponde a 60% das dificuldades dos alunos. As ciências representam 20%, português 10% e os outros 10% dividem-se entre história e geografia. Já no Ensino Médio, 35% das dúvidas são de física, seguida de perto pela matemática, com 30%.

A hipótese de Riemann
Esse problema é considerado por muitos matemáticos como um dos mais difíceis de todos os tempos.

  • Veja aqui as disciplinas mais importantes na vida desses famosos:
  • Matemática. ...
  • Física. ...
  • Filosofia. ...
  • Sociologia. ...
  • História. ...
  • Biologia.

Outra ideia é a adoção de um “4º ano” do ensino médio, voltado para os estudantes que estão concluindo a etapa em 2021. Seria um ano letivo adicional e opcional, voltado para os estudantes que não se sentem preparados para fazer o Enem ou prestar vestibular.

Ensino médio: Escolas estaduais terão 4º ano a partir de 2022.

O 7º ano do ensino fundamental II proporciona aos alunos o domínio da escrita, leitura e do cálculo. Além disso, esta etapa educacional visa ampliar a capacidade dos educandos de compreenderem o meio ambiente, os sistemas culturais e políticos, a economia, a tecnologia e os valores sociais, entre outros.

10 dicas para estudar eficientemente, segundo especialistas

  1. #1 Impeça a “curva do esquecimento” ...
  2. #2 Utilize material impresso. ...
  3. #4 Estude quando estiver cansado – e descanse em seguida. ...
  4. #5 Não releia, relembre. ...
  5. #6 Use o sistema Leitner. ...
  6. #7 Pense sobre o pensar. ...
  7. #8 Varie o conteúdo. ...
  8. #10 Assuma o papel de “professor”

Um levantamento conduzido pelo Escolas Exponenciais, líder em pesquisa e apoio estratégico para instituições de ensino, apontou o Geekie One como o melhor material didático do país.

Ler, pesquisar e aprender obsessivamente pode fornecer uma falsa sensação de realização, sem que o conhecimento seja realmente incorporado e resulte em mais produtividade. Além disso, também pode causar estresse, ansiedade, nervosismo, tristeza, insônia, enxaqueca, insegurança e até depressão.