Qual a medida para colocar vaso sanitário?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Como dito, a distância mínima entre o centro de saída de esgoto e a parede deve ser de 29,5 cm. Respeitar esse valor garantirá maior eficácia e reduzirá o risco de entupimento.

Isso porque o vaso sanitário convencional – aquele acionado com válvula - exige que o centro do esgoto esteja a 26 cm da parede, já a bacia sanitária com caixa acoplada pede 30 cm.

Só que além da bacia ter cerca de 40 cm de altura e de largura e outros 70 de profundidade, a caixa acoplada costuma ter aproximadamente 36 cm de altura, 37 de largura e 16 de profundidade.

– o vaso sanitário deve usar tubos de 100 mm; – lembre-se de criar o caimento correto para escoar a água.

A distância entre a parede e o centro da saída de esgoto deve ser de 30 cm, no mínimo.

O conector ponta azul da saída para o vaso sanitário deve ficar a 33,5cm do chão, se o piso já estiver aplicado ou a 35cm, se a obra estiver no contrapiso.

Recomenda-se, em geral, a altura de 85cm a 90cm entre a cuba e o piso.

Afinal, o primeiro passo na hora de comprar as peças sanitárias é conferir o estado das instalações da obra, como os tubos de ligação, mangueiras e sifão. Isso porque a escolha do vaso sanitário vai depender também da estrutura hidráulica da sua casa, para que haja compatibilidade entre as peças na hora da instalação.

Vasos sanitários sem caixa acoplada ocupam menos espaço. Chuveirinho - Substitua o antigo bidê por um ducha higiênica (chuveirinho) se você tiver problema de espaço.

A capacidade do acionamento da bacia sanitária 3/4,5 L é a menor opção disponível.

Quando receberem efluentes de aparelhos sanitários até o limite de 10 UHC, o DN mínimo é de 125 mm; Quando receberem efluentes de aparelhos sanitários até o limite de 15 UHC, o DN mínimo é de 150 mm.

O engate flexível é o tubo que liga o encanamento da parede à caixa de descarga, levando água para o vaso sanitário. Quando mal-encaixada, essa peça pode causar vazamentos e inundar o seu banheiro, além de desperdiçar água. No entanto, é um problema simples de resolver!

Canteiros de obras: A NR 18 estabelece que as instalações sanitárias devem estar situadas em locais de fácil e seguro acesso, não sendo permitido um deslocamento superior a 150 metros do posto de trabalho aos gabinetes sanitários, mictórios e lavatórios.

Os diâmetros mais comuns são de 40mm, 50mm, 75mm, 100mm, 150mm e 200mm.

Por padrão, o ponto de esgoto deve ficar a 30cm da parede acabada e executado com tubo de Ø100mm. Já o ponto de água deve ser locado a 20cm do piso acabado e a 15cm do lado esquerdo do centro da bacia.

Vaso sanitário de caixa acoplada: Ponto de água no chão, o centro do cano deve estar afastado de 0,30 a 0,35m da parede – depende do modelo do vaso sanitário. Pia da cozinha: 0,50m a 0,60m do piso. Máquina de lavar louça: 0,60m do piso.

Como pode ser visto nessa imagem, o vaso comum tem o ponto de água que é acionado por uma válvula que libera a água para ir para o vaso e assim realizar a descarga. Outro ponto necessário é o de esgoto, ele geralmente fica na parte de baixo e é por ele que a água da descarga vai para a tubulação de esgoto.

Vaso Sanitário
A instalação recomendada dependerá de cada necessidade. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Acessibilidade tem medidas diferentes para cada caso. De um modo geral, as medidas para a altura regulável ficam entre 10 cm e 17,5 cm, com variação de 2,5cm.