Qual a melhor carne para hambúrguer?

Perguntado por: amartins2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Picanha, filé mignon, fraldinha e coxão duro estão no topo da lista de melhores cortes de carne para hambúrguer. A alcatra, o peito de boi e a costela terminam nossa lista de melhores opções, porém, é preciso ter cuidado com esses cortes em especial, isso porque o percentual de gordura dessas peças é bem alto.

Receitas de blend para fazer ao seu gosto:
50% coxão mole, 40% peito, 10% gordura de dianteiro. 50% peito, 25% acém, 25% fraldinha. 60% peito, 20% acém, 10% fraldinha, 10% bacon. Basta misturar as partes e fazer os discos que podem ser cozidos em frigideira, chapa ou churrasqueira.

Os itens mais utilizados nesse caso são: azeite de oliva ou outro óleo vegetal, farinha de trigo, quinoa, aveia, farinha de aveia, farinha de rosca ou farinha de mandioca.

Como fazer blend de carne

  1. Tenha em mãos um filé de carne com 20% de gordura;
  2. Você também pode misturar os tipos de carne da sua preferência;
  3. Moa a carne e a gordura bem geladas duas vezes. Assim, o seu blend fica mais gostoso;
  4. Prepare da maneira de que você mais gostar e aproveite!

Opte por carnes de qualidade
Vinícius ainda levanta dois outros pontos: "O melhor é moer a carne apenas uma vez, para o hambúrguer ficar mais saboroso. Quando se mói duas vezes, ele fica muito compactado. Também é preciso considerar a quantidade de gordura.

Ingredientes

  1. 1 quilo de carne moída.
  2. 1 envelope de MAGGI® Creme de Cebola.
  3. 2 colheres (sopa) de água fria.
  4. 15 mini pães de hambúrguer.
  5. 1 pé de alface crespa picado.
  6. 2 tomates em rodelas.

Pão, carne e queijo são o essencial”, diz. Ele acrescenta que colocar a proporção certa de gordura no blend e estar atento ao ponto de cocção, pois se muito passado esconde o gosto da carne, são fundamentais para o resultado final.

BIG MAC

BIG MAC: o sanduíche mais vendido do mundo!

6. Monte o Burger na seguinte ordem: pão, carne, queijo, 1 fatia de bacon, mostarda, a outra carne, queijo, bacon, catchup e a outra metade do pão.

Coxão Mole: é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada. Mais macio que o patinho, também é ideal para o preparo de bifes.

Outras opções de carne!
Outras opções de carnes que podem ser moídas são o coxão duro, coxão mole e o lagarto. Geralmente esses cortes se mantém na mesma faixa de preço do patinho. Eles também trazem ótimos resultados nas comidas típicas do dia a dia.

A principal diferença entre o coxão mole e coxão duro é a quantidade de colágeno. O coxão mole possui menos e por ser um corte com fibras curtas, a textura é mais macia. É ideal para ensopados, picadinhos, strogonoff, bifes finos e escalopes.

Para fazer o blend, você deve pedir ao açougueiro para limpar as peças de carne, tirando nervos e tecidos que recobrem algumas partes, mas mantendo a gordura natural da peça. Se o açougueiro for parceiro, você pode pedir para ele pesar as carnes novamente para garantir a quantidade correta.

Use uma chapa reta e bem quente para fritar
O processo é simples, mas exige técnica para que o hambúrguer não desmanche. “Antes de colocar na chapa ou frigideira, deixe esquentar bem. Dessa forma, a carne vai selar mais rápido e não vai grudar ou desmanchar”, indica o professor.

queijo cheddar

Muito popular no Brasil, o queijo cheddar conquistou o paladar dos apaixonados por hambúrguer devido ao seu sabor marcante. “Levemente salgado e picante, o queijo cheddar é muito versátil e tem um derretimento bom e uniforme”, complementa o chef.