Qual a melhor desculpa para faltar ao trabalho?

Perguntado por: vchaves4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

20 Desculpas e Justificativas Interessantes para Faltar ao Trabalho de Última Hora

  • Você não está passando bem.
  • Você precisa cuidar do seu filho doente.
  • Você tem uma consulta médica de última hora.
  • Você está com uma intoxicação alimentar.
  • Você tem uma consulta ou emergência dentária.
  • Você está com enxaqueca.

Não é necessário expor muitos detalhes. Explique porque não vai, mas não é necessário entrar em detalhes da doença. O motivo da conversa ou do aviso é comunicar que você não está bem para trabalhar naquele dia e a partir dessa informação seus superiores farão o que é melhor para a empresa.

É sempre bom escolher algo que inclua eventos anteriores, um parente doente, a falta de transporte ou uma emergência familiar.

  1. Escolha uma desculpa que seja fácil de lembrar. ...
  2. Desculpas verdadeiras podem ser coisas como "Tive que levar meu filho no pronto-socorro" ou "A bateria do meu carro morreu do nada".

Me perdoe, por favor? Sei que nada que eu diga será suficiente para eu ter o seu perdão. Ainda assim, gostaria de lhe dizer que assumo os meus erros e estou imensamente arrependido pelo que mim. Desculpa, esse meu jeito indelicado, é sem querer que te magoo o coração.

“Quebrei o meu braço enquanto lutava com uma (sim, uma) halterofilista.” “Meu uniforme está apertado demais, então não posso trabalhar.” “Algumas das minhas unhas falsas caíram, e vou ter que faltar para colocar novas no lugar.” “Meu carro não tem combustível suficiente para eu dirigir até o trabalho.”

Sim. Se a falta for por doença ou tratamento médico, o empregado deverá apresentar o atestado ao RH para que sua falta seja abonada, pois se o empregado não trabalhou porque estava doente, mas não apresentou atestado, o empregador poderá descontar do seu salário todos os dias de ausência.

Faltar ao trabalho sem razão pode causar demissão do empregado por justa causa sob a alegação de desídia (negligência), de acordo com a lei. Mas há ocasiões em que o trabalhador tem o direito de faltar sem risco de perder o emprego ou sofrer descontos no salário.

Uma dessas infrações é a falta injustificada do empregado ao trabalho por ao menos trinta dias consecutivos. Nesses casos, considera-se que houve abandono de emprego pelo trabalhador e ele poderá sofrer a justa causa, mesmo sem nunca ter recebido qualquer penalidade anterior.

Ajudar um membro da família é sempre uma desculpa legítima para tirar um tempo fora do trabalho. Você pode estar cuidando de sua avó doente ou ajudando seu parente que sofreu uma lesão. Também pode ser que seus pais quisessem alguns objetos pesados entregues em casa.

Entre as principais podemos citar:

  • Acidentes de trabalho. Causalidades no próprio ambiente laboral são responsáveis por grande parte dos afastamentos dos trabalhadores de suas atividades. ...
  • Dor nas costas. ...
  • Lesões no joelho. ...
  • Hérnia inguinal. ...
  • Depressão e estresse. ...
  • Doenças do coração. ...
  • Problemas urológicos.

É comum que os trabalhadores com carteira assinada, mesmo sendo responsáveis e atentos às normas da empresa e à carga horária, precisem se ausentar por motivos pessoais. Quando isso acontece, o empregador tem o direito de descontar o dia no valor total da remuneração, exceto em caso de falta justificada no trabalho.

A legislação trabalhista não estabelece um número mínimo de faltas que pode ser considerado como abandono de emprego. Apesar disso, a jurisprudência trabalhista fixa considera que faltar por 30 dias consecutivos no trabalho indica abandono de função.

Em caso de doença ou acidente de trabalho, o patrão deve prestar os primeiros socorros e encaminhar o empregado para assistência médica adequada, sem descontar nada do salário do funcionário.

Peço perdão pelos meus erros e atitudes, fui completamente inadequado! Estou sentindo-me muito mal por isso. Tenho dificuldades em reconhecer meus erros e em demonstrar meu arrependimento, mas a verdade é que estou me torturando por dentro. Peço muitas desculpas pelo que fiz, queria tanto ter agido de outro modo!

Informe ao leitor que você, infelizmente, não vai estar presente no evento. Explique seus motivos, se for apropriado. Quando várias pessoas na sua casa são convidadas, mencione se alguém da família se fará presente na ocasião.

Todo pedido de desculpas deve começar com duas ou três palavras mágicas: "Sinto muito", "Peço desculpas" ou qualquer outra variação disso, como, "Foi mal", "Eu errei" ou "Me perdoa". As palavras que devem ser usadas variam de acordo com a situação e a proximidade com a pessoa que você pretende se desculpar.

De coração peço desculpas e com toda sinceridade prometo mudar se você conseguir me perdoar. Se eu disse algo ou fiz alguma coisa que te deixou magoado, do fundo do meu coração, te peço desculpas! Eu sei que errei muito, mas jamais duvide do meu amor por você. Por favor, me desculpe.