Qual a melhor forma de lidar com conflitos?

Perguntado por: ncoutinho . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Seja direto e honesto na exposição dos próprios pontos de vista, permitindo que o interlocutor compreenda as suas opiniões; Seja gentil na comunicação. Lembrando que ser assertivo não significa ser agressivo. Atitudes gentis e respeitosas criam um clima positivo e sereno e expressam força e segurança.

Os conflitos podem ser divididos em quatro pilares:

  • Intrapessoais: problemas relacionados com um único indivíduo;
  • Interpessoais: ocorrem com duas ou mais pessoas;
  • Intragrupais: dentro de um mesmo grupo, setor ou equipe;
  • Intergrupais: ocorrem em departamentos ou equipes distintas.

É um mecanismo que exige a gestão do conflito pelas próprias partes, que tem como principal objetivo o res- tabelecimento da comunicação entre as partes. A intervenção deste terceiro geralmente se efetiva quando, por falta de diálogo ou confiança, as partes não conseguem chegar a uma solução satisfatória.

Cada um pode ser bastante apropriado, de acordo com as circunstâncias, do assunto a ser resolvido e das pessoas envolvidas.

  1. Competição. É uma atitude assertiva e não cooperativa, onde prevalece o poder. ...
  2. Acomodação. ...
  3. Afastamento. ...
  4. Acordo. ...
  5. Colaboração.

Erros que devem ser evitados na gestão de conflitos
O gestor, na dissolução de conflitos, deve evitar se acomodar, se omitir, não dialogar com a equipe e cobrar os colaboradores.

stress; uso ou abuso de autoridade, como a familiar ou a hierárquica nas empresas; falta de cooperação, engajamento ou motivação; altas expectativas e baixa performance.

A maior parte destes conflitos envolve disputas por território e inclui, dentre as motivações, diferenças étnicas, religiosas e o controle de recursos naturais.

2. Na psicologia, o conflito pode ser visto como “estado provocado pela coexis- tência de dois estímulos que disparam reações mutuamente excludentes” (HOU- AISS, 2001).

Entre os valores positivos do conflito, deve-se destacar que ele evita o estancamento de uma relação, evidencia que alguma necessidade não está sendo atendida, impõe novos desafios, é uma oportunidade de melhorar e transformar as relações, estimula o interesse e a curiosidade das pessoas, desperta a criatividade na ...

1.3.9 Princípios na Lei de Mediação
I - imparcialidade do mediador; II - isonomia entre as partes; III - oralidade; IV - informalidade; V - autonomia da vontade das partes; VI - busca do consenso; VII - confidencialidade; VIII - boa-fé.

Tipos de conflitos

  • Conflito pessoal. ...
  • Conflito interpessoal. ...
  • Conflito organizacional. ...
  • Conflito percebido. ...
  • Conflito experienciado. ...
  • Conflito manifestado.

Assim sendo, segundo Chiavenato (2004), para administrar os conflitos, o gestor pode se valer de três abordagens: estrutural, de processo e mista.

Dicas para uma gestão de conflitos eficiente
A relação de ambos pode inclusive ser reforçada por essa resolução, melhorando a confiança e a credibilidade. E para isso saber ouvir, entender o problema, ter cordialidade, e querer resolver, são fatores fundamentais para transformar conflitos em oportunidades.

O mediador tem um papel essencial na resolução do conflito, pois ele é o responsável por fazer com que as partes se entendam. Normalmente, essa é uma situação complicada por envolver problemas emocionais, especialmente nos casos em que a família está envolvida.

Apesar de ainda existirem guerras interestatais, os conflitos geopolíticos atuais são, em grande parte, internos. Destacam-se nesse cenário, guerras civis motivadas por questões étnicas, políticas ou religiosas. Também estão em evidência atentados de grupos relacionados ao terrorismo.