Qual a melhor lâmpada dicróica ou LED?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

A diferença entre lâmpada LED e dicroica é em relação a economia, luminosidade emitida (Índice de Reprodução de Cor), durabilidade e produção de calor. No aspecto econômico, a LED tem vantagem de cerca 80% sobre a dicroica.

Ideal para iluminação focal e decorativa, a Dicróica LED GU 10 tem vida útil de até 30.000 horas.

As dicroicas LED são pequenas lâmpadas ou spots que podem substituir as convencionais dicroicas. São muito mais econômicas e perfeitas para serem embutidas no teto, sem preocupação com o calor (já que são frias).

Lâmpada LED Mini Dicroica (MR11)
A lâmpada é ideal para ambientes que exigem maior delicadeza, como quartos e salas, principalmente se sua temperatura de cor for amarela, transmitindo uma sensação de aconchego e tranquilidade.

Significado de dicroico
Que apresenta a propriedade do dicroísmo: cristal dicróico. Revestido com um filme metálico especial que reflete certas cores-luz, permitindo que outras cores o atravessem (diz-se de espelho).

6W

A lâmpada dicroica é um item extremamente versátil. Além de possuir uma superfície refletiva em seu interior, é costumeiramente utilizada como iluminação decorativa e também para destaque de objetos. A lâmpada LED dicroica de soquete GU10 possui potência de 6W e fluxo luminoso de 450lm.

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede.

O que é uma lâmpada dicróica? As lâmpadas dicroicas são um dos modelos de lâmpadas halógenas, isto é, que funcionam por meio de um filamento de tungstênio envolto em gases halógenos. Seu interior ainda conta com uma superfície refletora, que auxilia a dissipação da luz, aumentando sua luminosidade.

Interruptor desgastado ou sujo
Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira.

Porque é que uma lâmpada de LED se queima? Uma das principais causas da fundição das lâmpadas é que a tecnologia LED necessita de uma tensão constante, se em qualquer altura for provocado um pico de energia, isto faz com que a temperatura dos díodos na lâmpada suba e esta se funda ou falha num curto período de tempo.

Mas as lâmpadas de LED têm um funcionamento diferente e é exatamente por isso que o conserto delas é possível. A especialista Amanda Delatorre explicou que “as lâmpadas de LED não possuem filamentos nem reatores, têm os LEDs dispostos em série e, quando param de funcionar, provavelmente um deles queimou.

Você sabe a diferença entre o Spot Dicróica e Spot COB? O Spot Dicróica LED é formado por LEDs de 1 Watt cada. Assim, a potência total é diretamente proporcional ao número de LEDs. Já o Spot COB tem apenas um módulo que é responsável pela sua potência.

500 lúmens

Se você está buscando uma lâmpada para iluminação decorativa, a lâmpada dicróica é uma ótima opção. Com design moderno, compacto e sofisticado, a lâmpada garante iluminação de destaque proporcionando muito charme e elegância. Com fluxo luminoso de 500 lúmens, a lâmpada tem luz neutra que se assemelha à luz do dia.

O Spot Quadrado pode ser melhor adaptado em ambientes como, cozinha, banheiro, corredores e afins. Em cômodos como, sala de estar, quartos e ambientes de descanso, recomenda-se iluminação mais baixa, como branco quente.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia.