Qual a melhor pasta de dente para quem tem mau hálito?

Perguntado por: imaciel . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Escolha o creme dental parodontax com sua fórmula de baixa abrasão com bicarbonato de sódio, que remove fisicamente a formação da placa bacteriana ao longo da linha da gengiva.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

As pastilhas de Pondicilina possuem ingredientes antissépticos, que combatem o mau hálito causado por microrganismos existentes na cavidade bucal. São recomendadas também para a profilaxia e tratamento das irritações da boca e garganta.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

Apesar de a placa dental e as partículas contribuírem para o mau cheiro, não é comum que ele seja muito forte. Caso o fio dental saia com o cheiro muito forte, é recomendado procurar um dentista, visto que geralmente esse mau cheiro está associado ao tártaro e a placa.

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

O cheiro ruim da boca pode ser proveniente da proliferação de bactérias. Isso pode ocorrer tanto nos dentes, com a formação do tártaro ou placa bacteriana, quanto na gengiva, se houver algum tipo de inflamação — o que é conhecido como gengivite.

O Hospital Paulista de Otorrinolaringologia é um dos únicos hospitais em São Paulo a oferecer o exame que detecta a presença e a causa da halitose em apenas oito minutos. Para realizar o exame há um preparo. O paciente deve ficar sem escovar os dentes por 4 horas, por exemplo.

Halitose genuína – subdividida em: – halitose fisiológica: causada por saburra lingual e pouca higiene bucal;- halitose patológica: intra-oral: exala odor pela cavidade oral; e extra-oral: pode apresentar ao mesmo tempo mau odor oral e nasal ou unicamente mau odor nasal.

Dietas muito restritivas podem levar ao mesmo efeito, assim como a pouca ingestão de água e alimentação de algumas comidas fortes, como alho e cebola. Essas causas são muito fáceis de resolver: uso do fio dental, eliminação da saburra lingual e uma boa escovação.

O Bom Hálito Spray é utilizado por pessoas com mau hálito ou halitose. O produto aromatiza o hálito, proporcionando mais segurança e bem-estar. Pode ser usado sempre que achar necessário e também após as refeições, bebidas e cigarro. A embalagem contém 35ml.

Não sentir o mau cheiro do próprio hálito é uma situação bastante comum. Isso ocorre devido a um processo fisiológico de adaptação chamado Fadiga Olfatória. As células do nosso olfato rapidamente se acostumam a um odor, e se ele for constante, deixamos de senti-lo para assim perceber novos cheiros.

Nosso corpo tem um mecanismo no cérebro que “apaga” os cheiros que são contínuos, por isso não conseguimos sentir o próprio hálito porque o nosso.

Hálito Fresco
Para pessoas que sofrem de mau hálito ou úlceras na boca é recomendado fazer gargarejos 3 vezes ao dia com bicarbonato de sódio e água. As propriedades curativas dessa substância ajudarão a aliviar os incômodos e manter o hálito fresco por mais tempo.

Afinal, o mau hálito passa pelo beijo ou não? Pode se tranquilizar, o mau hálito não é contagioso. O processo e as bactérias responsáveis pelo mau odor já existem na boca da pessoa, o que faz com que a transmissão pelo beijo ou por qualquer outra forma seja impossível.

Em alguns casos, após a identificação da causa da halitose, na fase inicial do tratamento, é necessário o uso de algum medicamento para aumentar o fluxo salivar. Também está indicado o uso de enxaguante bucal oxidante, que irá combater os compostos sulfurados voláteis (CSV).