Qual a melhor posição para aliviar a cólica?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

veja as posições que podem te ajudar a aliviar a cólica!

  1. bruços. Para algumas lindezas, essa posição já faz parte da rotina no período pré menstrual, não é mesmo? ...
  2. balasana. ...
  3. abraço lateral. ...
  4. posição fetal. ...
  5. parivrtta natarajasana.

Dormir de lado com os joelhos dobrados pode ajudar a aliviar o desconforto da cólica. Essa posição é boa porque alonga a parte de baixo da coluna – a lombar -, que tende a ficar mais tensionada quando temos cólica. De lado você tira a pressão do abdômen, aliviando a lombar.

Se você tem uma alimentação rica em gordura, açúcar e sal, essa pode ser a causa das fortes cólicas menstruais. É o que diz um estudo publicado no Journal of Adolescent Health. De acordo com os pesquisadores, esses alimentos podem aumentar a inflamação e causar alterações hormonais, piorando a dor.

Normalmente, ela surge um dia ou algumas horas antes da menstruação e pode durar entre 1 e 2 dias. No entanto, pessoas que apresentam fluxo menstrual mais intenso e duradouro podem sofrer com as cólicas por mais tempo.

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

Para aliviar a cólica em minutos, a melhor opção é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos. A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

4) Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada

  1. Nadar.
  2. Usar calça jeans.
  3. Fazer exercício físico.
  4. Fazer sexo.
  5. Tomar banho de chuveiro e de banheira.
  6. Lavar o cabelo.
  7. Cozinhar.

De bruços. Muitas mulheres também se deitam de bruços quando a dor da cólica aperta. É uma posição que pode ajudar a diminuir as dores menstruais, embora não seja bom recorrer sempre a ela: dormir sempre nessa posição pode fazer a coluna sofrer e trazer outros tipos de dores.

O que fazer quando sua namorada esta com colica
Esquente uma fraldinha de agulhas aplicadas em gel ou uma fraldinha de forma desproporcional diante de humor e a diminuir as dores do ventre. Utilize o órgão mais bem possível. Existe um livro se as massagens também merece um médico, pode ser utilizados.

A cólica menstrual, ou dismenorreia, acontece quando o útero se contrai para eliminar o excesso de endométrio no final do ciclo menstrual. Os movimentos de contração e relaxamento causam dores que partem da região abdominal inferior até as pernas e a região lombar da mulher.

A contração da musculatura do útero é provocada pelo excesso da produção de prostaglandinas. Quanto maior essa produção, mais intensas são as contrações, que levam à dor³. Ou seja, a limpeza do endométrio gera a menstruação e a contração uterina é a responsável pela cólica².

Pipoca: os carboidratos complexos são seus melhores amigos, pois são fontes de serotonina, o hormônio que nos faz sentir bem. Abacate: gorduras saudáveis aliviam os sintomas da TPM. Oleaginosas: castanhas, nozes e sementes de chia são ótimas durante todo o ciclo menstrual.

Quando as mulheres menstruam, para que o sangue seja liberado, o útero precisa se contrair. As contrações pressionam os vasos sanguíneos, causando a famosa cólica. No frio, esses vasos acabam diminuindo o calibre mais ainda. A circulação fica prejudicada e faz com que o sangue receba menos oxigênio.

Os AINES mais indicados para o controle da cólica menstrual são o ibuprofeno e o ácido mefenâmico (mais conhecido como Ponstan®). Analgésicos comuns, como o paracetamol, têm eficácia inferior aos anti-inflamatórios e, por isso, não costumam ser usados como tratamento de primeira linha.