Qual a melhor posição para leitura?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Para uma boa leitura, busque uma posição saudável. Procure uma cadeira ou um sofá confortável onde toda sua coluna fique apoiada. Evite assentos muito altos, para que seus pés fiquem apoiados no chão e a parte inferior da coluna não se sobrecarregue.

Segundo os médicos, a melhor postura para a leitura é sentado. De preferência, de uma maneira em que toda a sua coluna estiver apoiada e, principalmente, com os pés no chão (nada de pezinho balançando), isso é o ideal para que a coluna não fique sobrecarregada.

"Ler em ambientes com pouca luz não causa danos definitivos aos olhos, porém, pode 'cansar' os olhos mais facilmente. Portanto, ao ler, é sempre recomendável a utilização de uma boa fonte luminosa. Quanto a ler deitado, não causa nenhum dano definitivo aos olhos, contanto que tenha boa iluminação e boa visão", alerta.

Ler antes de dormir ajuda, como dissemos acima, a preparar o seu corpo para dormir. Isso acontece porque, ao relaxarmos por meio da leitura, há uma diminuição dos batimentos do coração e dos níveis de atividade cerebral. Além disso, nossa respiração fica mais regulada e os músculos mais relaxados.

Leia o texto até o final e confira!

  1. Dê o exemplo. ...
  2. Visite livrarias e bibliotecas. ...
  3. Estabeleça relações entre a leitura e os interesses da criança. ...
  4. Explore os mais diversos gêneros literários. ...
  5. Faça da tecnologia uma aliada. ...
  6. Faça com que a criança compreenda a importância da leitura.

Estudos mostram que ler antes de dormir ajuda a reduzir o ritmo dos batimentos cardíacos e aliviar as tensões musculares, além de “desligar” nossos pensamentos do mundo real e dos problemas.

"Os livros devem ser lidos à distância do cotovelo, ou seja, pegar num livro, pousar os antebraços e ler, numa posição de costas direitas, sem estar curvado, nem demasiado perto. A distância que isto coloca o livro dos olhos é à volta dos 40 centímetros", explica Raúl Sousa.

Considerada por muitos, como sendo um método eficaz para atingir o sucesso, uma hora por dia dedicada à leitura e à aprendizagem, cinco horas por semana é a “arma secreta” que pode fazer a diferença num percurso profissional mais ou menos promissor.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Waterloo, no Canadá, ler em voz alta é a melhor técnica de estudo para a memorização. 95 voluntários com distintas maneiras de reter informações foram investigados e, quando testados, aqueles que verbalizaram o conteúdo estudado se destacaram.

Como Ler e Não Esquecer Mais

  1. Tenha em mãos lápis e papel. Guarde com você o material necessário para essa técnica de leitura ativa. ...
  2. Fique alerta para informações essencialmente importantes. Aprenda a identificar conceitos importantes em seu livro. ...
  3. Marque cada conceito ou informação importante. ...
  4. Faça anotações.

O ideal é que esses trabalhos sejam sempre feitos sempre em períodos em que o cérebro está mais ativo como pela manhã ou no meio da tarde. Após o almoço, final da tarde e durante a noite são momentos em que você começa a ter maior cansaço e consequentemente as informações não serão armazenadas com tanta eficácia.

A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem, funciona como um exercício para o cérebro humano, aponta especialista. Da mesma forma que o corpo precisa de atividade física para se manter saudável, o cérebro também se beneficia de exercícios.

Com o dia a dia agitado e a produção em massa nos obrigando a acordar como máquinas prontas para trabalhar, fica cada vez mais difícil relaxar, pois desde o momento em que acordamos estamos a todo vapor. Como você pode imaginar, a leitura traz um grande benefício para quem a pratica que é o ato de relaxar.

Assim ao ler temos pelo menos 3 grupos de pequenos músculos atuando em conjunto. E como qualquer músculo, entram em fadiga caso usados por muito tempo. Por isso é comum a queixa de pessoas que conseguem ler pela manhã, mas a tarde e a noite não mais conseguem.

Há várias hipóteses para essa pergunta; eis algumas delas: Pode ser a falta de incentivo dos pais na infância, a ausência no contato com textos, o analfabetismo, a presença de meios mais fáceis de leitura (ver uma charge, por exemplo, no Facebook ou no Whatapp parece ser mais fácil, né?!), a falta de vontade, a ...

Antes de dormir, a leitura prepara o organismo para dormir, por meio da diminuição dos batimentos cardíacos e dos níveis de atividade cerebral. O resultado dessa combinação é uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Cinco versículos bíblicos para ler antes de dormir

  • 1 – Mateus 7,7-8.
  • 2 – Salmos 46, 1-5.
  • 3 – Salmos 127, 1-2.
  • 4 – Josué 1, 9.
  • 5 – Eclesiastes 3,1-8.

Estudando durante o dia
Tal como o Gerson ressaltou, a mente descansada é a maior vantagem da manhã; Após uma boa noite de sono, a energia e o foco geralmente estão em alta. Aqui, o mesmo se aplica à capacidade de absorver conteúdo e se concentrar; Outro benefício do estudo diurno é a iluminação natural.