Qual a melhor potência para lâmpada para usar em residência?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Existe uma iluminância mínima indicada para os ambientes mais utilizados da casa. Por exemplo: para uma sala de estar, a quantidade mínima de lux deve ser de 150 (geral) a 500 (local: leitura, escrita etc.); já na cozinha, essa variação vai de 150 (geral) a 300 (local: pia, mesa, fogão etc.).

Escolhendo o modelo ideal

  • Escritório/sala de estudos – 300 – 500 lux.
  • Sala geral – 100 – 200 lux.
  • Quarto – 100 – 200 lux.
  • Cozinha – 100 – 500 lux.
  • Banheiro – 200 – 500 lux.
  • Escada/garagem/dispensa – 75 – 150 lux.

A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO
Para chegar a um bom resultado, você pode dividir a iluminação em mais de uma fonte. Quatro lâmpadas LED de 16 watts cada ou duas lâmpada LED de 32 watts bem distribuídas seriam suficiente para a iluminação da sala.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.

Não. Se você estiver comparando as duas lâmpadas com o mesmo fluxo luminoso, ambas estarão emitindo a mesma intensidade de luz.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Portanto, a segunda lâmpada, de maior potência, tem menor resistência.) Portanto a lâmpada de 60 W é a que mais brilhará, pois é a que tem maior resistência.

As lâmpadas de LED mais procuradas atualmente são as de 10 watts de potência, por proporcionar uma grande luminosidade para salas e quartos, por exemplo. As lâmpadas de 5 watts, por sua vez, são ótimas para luminárias e abajures, pois proporcionam uma capacidade mais baixa de luminosidade.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Basta fazer a seguinte conta: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.