Qual a melhor praia para se viver no Brasil?

Perguntado por: hmendes4 . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

As 20 melhores cidades de praia para morar no Brasil

  • 1 Florianópolis, SCBrazil. 0,795. -27.5945°N, -48.5477°E.
  • 2 Serra, ESBrazil. 0,772. -20.121°N, -40.3074°E.
  • 3 Santos, SPBrazil. 0,758. ...
  • 4 São Vicente, SPBrazil. 0,741. ...
  • 5 Niterói, RJBrazil. 0,736. ...
  • 6 São Gonçalo, RJBrazil. 0,727. ...
  • 7 Itajaí, SCBrazil. 0,710. ...
  • 8 Praia Grande, SPBrazil. 0,710.

Quem pensa em morar na praia está atrás de qualidade de vida, e essa relação já é cientificamente comprovada. Uma pesquisa realizada pela Michigan State University sugere que quem vive com vista para o mar fica menos estressado.

A maresia é uma das desvantagens de morar na praia mais citada. Isso porque, a salinidade do mar pode oxidar metais, reduzindo a vida útil de alguns eletrodomésticos, automóveis e mobiliários. Contudo, existem algumas possibilidades para reduzir esses danos.

Então, chega de papo e veja a lista com as oito cidades praianas com diárias mais baratas do Brasil.

  1. Paracuru, Ceará ...
  2. Marechal Deodoro, Alagoas. ...
  3. Garopaba, Santa Catarina. ...
  4. Saquarema, Rio de Janeiro. ...
  5. Canoa Quebrada, Ceará ...
  6. Guarapari, Espírito Santo. ...
  7. São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. ...
  8. Olinda, Pernambuco.

1- Guaratinguetá – SP
Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá é a cidade com menor custo de vida do Brasil. Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil.

Existem vários benefícios de morar na praia para a saúde física e mental. Além de beleza, diversão e esportes, morar perto da praia faz bem para a saúde física e mental. Especialistas apontam que caminhar na orla, entrar no mar, relaxar na areia ou praticar algum esporte podem fazer a diferença.

Os benefícios de morar na praia
Um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, constatou que, de fato, as pessoas que vivem próximas ao mar possuem mais saúde, menores níveis de estresse e mais disposição, comparadas às que vivem mais distantes das zonas litorâneas.

Existem 4 pontos importantes na hora de planejar se mudar para a praia, sendo eles:

  1. Cheque o imóvel que pretende comprar.
  2. Estude a localização da praia desejada.
  3. Saiba mais sobre a cidade em que vai morar.
  4. Fazer uma visita antes pode ser uma boa ideia.

O custo para morar na praia vai depender da cidade que você escolher, a quantidade de imóveis naquele local e o fluxo de turistas. Se a praia for mais badalada, o custo de um apartamento de 160 m² pode ficar na casa dos R$ 3 milhões.

Custo de vida no Nordeste
A região, inclusive, tem duas das cidades com menor custo de vida do Brasil, de acordo com a pesquisa de Custo de Vida Nacional, feita pela Mercer em 2021. São elas: Fortaleza (CE) e Recife (PE).

Por meio de experiências, os cientistas também descobriram que os moradores de cidades litorâneas têm uma saúde melhor e vivem por mais tempo. O estudo apurou também que as pessoas têm até a sensação de serem mais saudáveis quando vão às praias, e, por isso, preferem viajar para o litoral nas férias.

Essa praia recebeu esse nome por que alguns frequentadores tinham o costume de deixar suas lanchas próximas à praia para dar um mergulho no mar. Outra versão dada é que a praia fica perto de residências caras.

Rentabilidade
Um imóvel na praia não gera somente despesas. Ele também pode gerar lucros. Se você pretende adquirir um patrimônio no litoral como uma casa ou apartamento, por exemplo, e vai utilizá-lo apenas no verão, pode disponibilizá-lo para aluguel em períodos como o inverno, por exemplo.

Melhora geral da saúde
Viver no litoral trás inúmeros benefícios, principalmente para a saúde de pessoas mais idosas, como é o caso dos aposentados. Ter maior contato com o sol é um deles. O sol libera vitamina D, importante para a saúde dos ossos, ajuda contra doenças do coração, depressão e previne o câncer.

O contato com a natureza e a tranquilidade de morar de frente para o mar tornam o cotidiano mais leve. Além disso, viver em frente à praia aumenta a qualidade de vida e o bem-estar de forma natural. O morador do litoral tem a vantagem de aproveitar as belas paisagens que a natureza proporciona.

Conheça as 7 coisas que não pode mesmo fazer, nem deixar que a família e os amigos façam.

  1. Desrespeitar a bandeira vermelha. ...
  2. Levar o cão para uma praia não autorizada. ...
  3. Permanecer em zonas interditas. ...
  4. Por o chapéu-de-sol no local errado. ...
  5. Circular ou estacionar em zonas interditas. ...
  6. Deixar lixo na praia. ...
  7. Jogar à bola e incomodar.

Em 2021, Fortaleza figura como a 11ª capital no ranking, aparecendo antes de João Pessoa (12ª), Teresina (15ª), Salvador (16ª), Recife (17ª), Natal (18ª), São Luís (19ª), Aracaju (20ª) e Maceió (23ª).

Este ano, a cidade de Maringá (PR) foi eleita a melhor entre os cem maiores municípios do Brasil do ranking do IDGM, com ótimas pontuações nos quatro elementos analisados. O estudo conta com Jundiaí em segundo lugar, seguido de São José do Rio Preto, Piracicaba e São José dos Campos.

Quando o assunto é custo de vida, Fortaleza é a cidade que apresenta os menores valores que São Paulo em termos como serviços domésticos e refeições fora de casa, sendo 34% e 32% mais barato, respectivamente, sendo umas das com menor custo de vida no Brasil.