Qual a melhor técnica para aprender?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Quais são as melhores técnicas de estudo para começar ainda hoje?

  • Perguntas e respostas. ...
  • Autoexplicação. ...
  • Prática distribuída. ...
  • Pomodoro. ...
  • Uso de áudios. ...
  • Estudo mnemônico. ...
  • Resumos. ...
  • Flashcards.

O método Feynman consiste em um aprendizado autodidata por meio da pesquisa e da repetição de leitura. O físico acreditava que quando se lê e se escreve mais de uma vez a respeito, podemos compreender o assunto.

A primeira etapa da Técnica Feynman é escrever o tópico escolhido no topo de uma página. Em seguida, anote tudo o que sabe sobre ele, e adicione sempre que aprender algo novo. A melhor forma de levar esse primeiro passo é escrever com termos simples.

A ideia dessa técnica é que o estudante retorne ao estudo sempre que possível, lendo e anotando de forma simplificada até que seu cérebro compreenda de forma plena o assunto.

8 técnicas pra memorizar as coisas que você aprende

  1. Ler e ouvir não bastam. ...
  2. Ache um enfoque do assunto que lhe interesse. ...
  3. Concentre-se. ...
  4. Lembretes na hora certa. ...
  5. Descanse. ...
  6. Antes de dormir, logo que levantar. ...
  7. Faça conexões entre o que você aprende e o que você já sabe. ...
  8. Reflita sobre o que você aprendeu.

Contudo, estudos revelam, com base em uma amostra da população, que os melhores horários são: das 10h às 14h e das 16h às 22h.

se leva 10 mil horas para aprender alguma coisa”. Aliás a regra das 10 mil horas originou-se com os estudos do Prof.

Cada pessoa tem o seu ritmo
Fique atento, pois antes de pensar em quantas horas deve estudar, o ideal é que pense em aproveitar ao máximo o tempo que já possui. Aproveitar ao máximo o tempo é a base para conseguir isso, é preciso dedicação para transformar todo o tempo de estudo e aprendizado de qualidade.

Blurting: “escreve tudo o que sabes sobre um determinado tema e verifica o que já aprendeste" - revê a matéria; divide o tema em tópicos essenciais; numa folha de papel e com um temporizador ao lado testa os teus conhecimentos, tendo por base os tópicos essenciais; quando acabares completa a informação com as tuas ...

Esse método consiste em uma análise de narrativas de situações reais ou simuladas de complexidade variável sobre aspectos científicos e sócio-científicos, oferecendo aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem ( e Queiroz, 2010).

Perspectiva e foco

  1. Modos de aprendizado. Além de mudar de matérias você também pode mudar de modos de aprendizado. ...
  2. Medite andando. Você pode revisar conteúdos e meditar sobre eles enquanto anda. ...
  3. Foco total. Enquanto estiver estudando tenha foco total naquilo que faz. ...
  4. Bloqueie as distrações externas. ...
  5. Tomar banho.

Richard Feynman é o meu exemplo. Quando ele era adolescente foi testado e o seu QI foi de 125, bem na média, nada de excepcional. Ele foi uma das maiores figuras na física dos Estados Unidos. Quando ganhou o prêmio Nobel, em 1965, deu um discurso na sua antiga escola em Nova York.

De acordo com algumas fontes, Feynman tinha um QI de 125, outros dizem que ele tinha um QI de 170.

Veja 8 dicas de como aprender a estudar de forma eficaz

  1. Alterne os conteúdos de estudo. ...
  2. Mantenha as distrações longe. ...
  3. Ensine o que aprendeu para outra pessoa. ...
  4. Utilize material impresso. ...
  5. Faça conexões. ...
  6. Mude o local de estudo. ...
  7. Pratique o que aprendeu. ...
  8. Metacognição.

Procure um ambiente calmo, silencioso e sem movimentação de outras pessoas, a fim de evitar interrupções desnecessárias. Além disso, tenha um local com uma mesa e cadeiras adequadas, boa iluminação e espaço para estudar tranquilamente.

A técnica elaboradora por Feynman inclui quatro passos simples. Para executá-los, basta atenção, concentração e organização. Ao fim, o estudante ainda executa um quinto passo, de reforço, para garantir o aprendizado.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.