Qual a nota da UFRN no MEC?

Perguntado por: oresende6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Nota MEC: - A instituição recebeu nota 5 (em escala máxima até 5) no indicador de Conceito Institucional (CI), atribuído pelo Ministério da Educação (MEC), em 2011. Além disso, a IES também recebeu nota 4 (até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), em 2019.

Até aqui, você já sabe que o MEC atribui notas de 1 a 5 de acordo com a qualidade das IEs. E que as instituições de Ensino Superior que recebem nota 5 em suas avaliações representam excelência e qualidade naquilo que oferecem.

5

A nota máxima no MEC é a pontuação de excelência que um curso ou uma instituição atinge quando segue todos os critérios estabelecidos pelo órgão. E qual é a nota máxima do MEC? É 5!

Universidade Metodista de São Paulo

A Universidade Metodista de São Paulo acaba de receber nota 5 do Ministério de Educação, conceito máximo atribuído pelo governo na avaliação de instituições de ensino.

Veja também os cursos com as menores notas de corte para entrar na UFRN via Sisu 2022. A menor nota de corte é para Engenharia Florestal com 517,59 pontos.

Confira as notas de corte dos 15 cursos mais concorridos da UFRN no Sisu 2022: Medicina: 910,94. Direito: 821,89. Psicologia: 777,04.

Atualmente, esse total de bolsas é flutuante, e depende da concessão anual disponibilizada por essas agências. A distribuição das cotas de bolsas se dá por meio de Processo Seletivo, com Edital específico disponível neste site, no link http://ppged.ufrn.br/index.php/bolsas-editais/.

Ministro destaca a qualidade como parâmetro da avaliação
Todos esses itens compõem o Conceito Enade, que vai de 1 a 5 — os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 4 e 5 significam excelência.

No conceito institucional, a Estácio obteve nota 3, considerada Bom/Satisfatório pelo MEC. Já no Índice Geral de Cursos, a nota foi 4, o que corresponde a ótimo. Portanto, são consideradas ótimas avaliações dentro dos critérios analisados pelo Ministério da Educação.

3

De acordo com os parâmetros do MEC, a UNIP é boa? A nota da UNIP no MEC é 3, portanto, podemos perceber que trata-se de uma faculdade com uma pontuação que está na média. Vale lembrar que essa é a média geral, porém, quando os cursos foram avaliados individualmente, muitos ficaram com uma nota ainda maior.

No critério de mercado, as três melhores universidades são:

  • 1º. Universidade de São Paulo – USP.
  • 2º. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
  • 3º. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Metodologia do Ranking
Quatro instituições receberam nota 10 na avaliação do MEC, com 5 em Conceito Institucional e em Índice Geral do Curso: a EBAPE, no Rio de Janeiro (RJ); a FUCAPE, em Vitória (ES); a EESP, em São Paulo (SP) e a SLMANDIC, em Campinas (SP).

A Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) possui um dos cursos de graduação mais concorridos do Brasil, somando mais de 300 candidatos por vaga para ingressar em Medicina. Na edição de 2023, 67.657 pessoas se inscreveram para concorrer às 7.690 vagas dos cursos ofertados.

Consolidado o processo de avaliação conduzido pelo Inep, cursos com conceito 3 serão aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Da mesma forma, cursos com conceito 5 serão cursos de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais.

Das 18 brasileiras ranqueadas, a melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).