Qual a obra mais famosa de Gabriel García Márquez?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Cem anos de solidão

A grande obra de Gabriel García Márquez é, sem dúvida, Cem anos de solidão. Publicada pela primeira vez em 1967, vencedora do Nobel de Literatura em 1982, a obra já teve mais de 50 milhões de exemplares vendidos.

Gabriel García Márquez (1927-2014) foi um escritor colombiano. Autor do livro “Cem Anos de Solidão” publicado em 1967. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, em 1982, pelo conjunto da obra. Gabriel García Márquez nasceu em Aracataca, Colômbia, no dia 6 de março de 1927.

Apesar de jornalista, García Márquez é mais conhecido por suas obras literárias. Seu primeiro romance, A Revoada (1955), foi bem recebido pela crítica e é considerado um precursor do realismo mágico, um gênero literário que se tornou sua marca registrada.

Os livros da segunda fase do escritor Machado de Assis são as principais obras do Realismo no Brasil. São eles: Memórias póstumas de Brás Cubas (1881); Papéis avulsos (1882);

Admirado e traduzido por todo o globo, Gabriel García Márquez vendeu mais de 40 milhões de livros e, com sua literatura, levou um pouco da América Latina para o resto do mundo.

Machado de Assis foi o principal autor do Realismo brasileiro. Suas principais obras são: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)

“Cem Anos de Solidão” carrega, como mensagem, o risco que corremos ao não guardar na memória os acontecimentos do passado. Quando estes são esquecidos, estamos condenados a repeti-los. No final do livro (atenção: spoilers à frente), Macondo e a família que a originou são varridas do mapa e da memória do mundo.

Seus livros de ficção apresentam elementos mágicos ou fantásticos; distantes, portanto, do realismo objetivo. Desse modo, evidenciam a deformação da realidade por meio de coisas ou fatos estranhos.

O escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927 - 2014), Nobel de Literatura de 1982, e que faria 95 anos neste domingo (6), encanta leitores mundo afora com romances consagrados, e seu "realismo fantástico", com uma escrita colorida pelos contrastes.

Gabo

Um dos maiores escritores da América Latina, o colombiano Gabriel García Márquez, carinhosamente chamado de “Gabo”, é um dos maiores nomes do gênero “realismo mágico”.

Além de ser o livro mais vendido, a Bíblia também é o livro mais traduzido e distribuído em todo o mundo, com versões em centenas de idiomas.

Usou esse formidável talento fabulador em suas obras, mas também gostava de fantasiar com histórias reais por trás de sua literatura. García Márquez fabricou uma lenda sobre os pormenores de sua legendária obra Cem Anos de Solidão.

Flaubert

Conhecido pelo estilo objetivo, marcado pela análise psicológica, a ironia e a crítica sociopolítica, Flaubert é considerado o pai do realismo na França, movimento artístico e literário que surgiu no século 19. Em 1838, aos 16 anos, o escritor lançou a sua primeira obra autobiográfica, Memórias de um louco.

Madame Bovary

Madame Bovary, romance de Gustave Flaubert, publicado em 1857, é considerado pela crítica literária a obra inaugural do movimento realista.

Machado de Assis

Machado de Assis
Ele foi poeta, dramaturgo, cronista, romancista, jornalista, crítico literário e contista. Machado de Assis é considerado o pai do realismo no Brasil. Esse título lhe foi dado, pois no ano de 1881 ele publicou a primeira obra considerada realista no Brasil. "Memórias Póstumas de Brás Cubas".

A Bíblia Sagrada

A Bíblia Sagrada ocupa, há mais de 50 anos, o primeiro lugar neste ranking exclusivo. Com mais de 3,9 bilhões de cópias espalhadas por todo o mundo e traduzida para mais de 3 mil idiomas e dialetos, a Bíblia é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para os Cristãos.

TikTok

TikTok. Conheça o livro mais caro já vendido no Brasil, por cento e quarenta e três mil reais. Essa é a primeira edição de ucertões. de Euclides da Cunha. Em dois mil e vinte e um, um exemplar da obra foi arrematado no leilão no Rio, por cento e quarenta e três mil reais.

a Bíblia

De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos com mais de 5 bilhões de cópias vendidas e distribuídas.

Gabriel García Márquez

A história completa do Jabuti e os todos os premiados, você pode conferir no site oficial.

  • Prêmio Cátedra (ou Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura)
  • Prêmio Camões da Literatura.
  • Prêmio Literário Biblioteca Nacional.
  • Prêmio São Paulo de Literatura.
  • Prêmio Sesc de Literatura.
  • Prêmio Oceanos.

Traduzido para mais de 30 idiomas, Gabriel García Márquez é o nome central do realismo fantástico na literatura ocidental.