Qual a origem da palavra estelionato?

Perguntado por: vmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Estelionato é uma palavra oriunda do termo em latim stellionatu, que significa uma prática criminosa, que ocorre quando alguém vende, hipoteca ou cede alguma coisa para mais de uma pessoa, enganando as duas. Um estelionatário obtém vantagens para ele próprio através da utilização de uma fraude.

Trata-se do famoso crime do “171”, infração penal contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de enganar alguém para lhe tirar vantagem...

Ou seja, no estelionato a representação passa a ser condição específica de procedibilidade e sua ausência inviabilizará o início da Ação Penal por parte do Ministério Público[4], conforme prevê o artigo 24 do Código de Processo Penal[5].

Formas de estelionato

  • Vender o mesmo objeto para mais de uma pessoa;
  • Passar cheques sem fundo;
  • Vender produtos com defeito ou falsificados sem informar ao comprador.

É um crime que ocorre contra o patrimônio. Para ocorrer o crime de estelionato, quem pratica, deve obrigatoriamente cometer o delito para obter vantagem ilícita para si ou outra pessoa, causar prejuízo a alguém e utilizar de artimanha induzindo a pessoa ao erro.

STJ: o estelionato se consuma quando bens ou valores entram na esfera de disponibilidade do autor do delito. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o crime de estelionato se consuma no momento em que bens ou valores entram na esfera de disponibilidade do autor do delito.

O estelionato também restará descaracterizado se não houver a compensação patrimonial, ou seja, a inexistência de prejuízo. Além disso, o meio utilizado pelo agente deve ser capaz de levar a vítima a erro, em relação à prudência da mesma.

O que é 157:
157 é o número do artigo no Código Penal que descreve o crime de roubo.

Significado de 121: No codigo penal, 121 significa matar alguém.

O emprego de fraude no furto é uma qualificadora (furto qualificado, art. 155, § 4º, II, do CP), enquanto que no estelionato é elementar do crime (estelionato simples, art. 171, caput, do CP). Em que pese haver o emprego de fraude no furto e no estelionato, os dois crimes não se confundem.

Polícia Federal

Polícia Federal investiga crimes de estelionato e falsidade ideológica — Polícia Federal.

A fiança mostra-se cabível, quando a pena mínima cominada ao crime é inferior ao limite do art. 323 , I do CPP , e quando não houver condenação criminal anterior por crime doloso (art. 323 , III do CPP ).

Inicialmente podemos observar que no referido artigo do Código Penal não foi colocado nenhuma qualidade especial para que se possa praticar o crime ou para que se tenha o crime praticado em seu desfavor, desta forma qualquer pessoa pode ser um estelionatário ou ser vítima deste.

No CC 182.977-PR, julgado em 09/03/2022, a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que “o crime de estelionato praticado por meio saque de cheque fraudado compete ao Juízo do local da agência bancária da vítima”.

Raul é a gíria para os indivíduos que aplicam golpes envolvendo obtenção fraudulenta de dados bancários e falsificação dos cartões magnéticos.