Qual a origem do boi marruá?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A expressão “boi marruá” surgiu após a exibição de uma novela em 1990, na TV Manchete. Os criadores pantaneiros designam dessa forma qualquer animal que volta a um estado feral. Qualquer raça bovina pode portanto, se tornar um Marruá, desde que o processo de manejo se ausente.

No vocabulário de peões do Mato Grosso do Sul, onde se passa a novela, marruá é característico de alguém com temperamento violento, arredio e selvagem. O boi que aparece na trama não estava conseguindo ser domado pelos trabalhadores e por isso recebeu esse nome de "boi marruá".

1.800,00/cabeça.

Joventino Leôncio (Irandhir Santos) vai enfrentar um marruá e conquistará prestígio em Pantanal. O peão recuperará o boi difícil de ser domado e símbolo da região pantaneira. Ele impressionará a população local ao voltar da mata com uma boiada da espécie na novela das nove da Globo.

Surgimento do bovino selvagem do Pantanal remonta o passado colonial do Brasil. Hoje, raça corre risco de extinção, segundo a Embrapa. Ele também é conhecido como Marruá ou Baguá.

Significado de Marruá
substantivo masculino [Brasil] Boi bravo; touro. Novilho não domesticado. Indivíduo inexperiente, que se deixa enganar com facilidade.

Mais sobre a cena: Juma ficará furiosa quando o pistoleiro confirmar que atirou no Velho do Rio (Osmar Prado) e vira onça, dando fim na vida do rapaz. Ao chegar perto da tapera, Muda (Bella Campos) se assusta ao ver a amiga arrastando o corpo de Solano.

Por que a Juma vira onça? A protagonista se transforma no animal quando está com raiva ou se sente em perigo. A transformação em onça-pintada é uma forma dela se defender de situações perigosas ou quando se sente acuada por outras pessoas.

Este bovino mitológico considerado o mais furioso do mundo é o Miura. Touro bravo que é mais um destaque do quadro Raças e suas Curiosidades desta sexta-feira, 26 de agosto.

Estima-se que no início do século de 1900, a população da raça tenha atingido mais de 3 milhões de cabeças no Pantanal. Atualmente, restam apenas cerca de 500 animais puros, distribuídos em fazendas e unidades de conservação, alguns ainda em estado selvagem, os famosos “marruas”, em algumas regiões da planície.

Superprodução levou 120 profissionais ao Pantanal, utilizou 144 toneladas de equipamentos em 5 meses de gravação, contou com 6 fazendas para locação e chegou a ter mais de mil bois em cena.

Marruá: a gíria caracteriza um animal agressivo, muito bravo, e é conhecida entre os peões do Pantanal.

O tucura é um animal taurino, descendente de bovinos trazidos da Europa na época da colonização. Tem como principal característica a adaptabilidade e a resistência às intempéries ambientais da região pantaneira.

zebuíno

Assim, o tipo de gado hoje existente no Pantanal é zebuíno, cuja base é formada pelas raças Gir, Guzerá e Indubrasil, principalmente das primeiras introduções, e pela raça Nelore, a partir dos anos 60.

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

José Lucas apareceu na tapera, tentou raptar Juma e levou a pior, com a aparição da onça Marruá. Ao escapar ileso, o peão vai cavalgar para longe. "O Velho tá certo, diacho! Ocê tá chamâno desgraça na tua vida...

Sendo assim, de acordo com o que foi visto em 1990, Zé Leôncio casa com Filó (Dira Paes) nos últimos capítulos. No entanto, ele morre durante a lua de mel. É neste momento que ele tem uma visão com o pai que assumiu o corpo do Velho do Rio. Esse reencontro será emocionante.

O famoso Rei do Gado, Kiko Quagliato, proprietário da marca Kiko's Ranch, possui mais de 7 propriedades e é dono de um dos maiores rebanhos do país! A pecuária nacional possui seus ídolos, assim como qualquer outra atividade, e o pecuarista Kiko Quagliato é o Rei do Gado no Brasil.

O cavalo pantaneiro tem sua origem dos cavalos Ibéricos trazidos ao Brasil na época da colonização. Os animais introduzidos na região multiplicaram-se e formaram uma raça muito bem adaptada às condições ecológicas do Pantanal. Isto foi fruto da ação da seleção natural durante centenas de anos.

JUMA: Acredita-se que o nome tem origem africana, mais especificamente do povo hauçá, e significa “nascida numa sexta-feira”. Além disso, Juma denomina uma etnia indígena originária do estado do Amazonas que fala o dialeto Kagwahiva e pertence à família Tupi Guarani. Este é o nome da grande protagonista da novela.

Continuar lendo Onde vive o boi marruá?