Qual a palavra certa vir ou Vinher?

Perguntado por: nborges . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Uma dica: Para não ter erro, é só lembrar que, no futuro do subjuntivo, o radical do verbo ver passa a ser vir, e o radical do verbo vir torna-se vier. Lembre-se de que isso também ocorre com os derivados dos dois verbos. Como saber se um verbo é derivado de ver?

A maneira certa de escrever a palavra vier ou vinher é vier, portanto vinher está incorreta e não existe. Vier é uma palavra da forma conjugada do verbo vir no futuro do subjuntivo, tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular.

Vier é a forma conjugada do verbo vir na 1. ª e na 3. ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

Retira-se o “-am”: vir é o futuro do subjuntivo do verbo ver. A frase apresentada, portanto, só pode ser construída com vier, pois trata-se do verbo vir.

Em nossa Língua Portuguesa, admitimos enquanto forma correta a expressão pode vir. Pode vim, apesar de coloquialmente muito popular e utilizada, é termo incorreto, não devendo fazer parte do vocabulário de um bom falante da língua.

2 O verbo vir, no presente, é conjugado assim: ele vem, eles vêm (com acento). Ele não vem sempre aqui. Eles vêm a São Paulo uma vez por ano.

Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.

Significado de Vieram
substantivo deverbal Ação de vir; ato de se deslocar ou de ser levado de um local para outro, normalmente para o lugar onde estamos ou para seus arredores: eles não vieram ao casamento. Ação de regressar, de voltar ao lugar origem: eles não vieram embora.

O verbo ver é precedido da partícula “se” ou “quando” e tem terminação em “ir” na primeira pessoa: quando eu vir, quando tu vires, quando ele/ela vir, quando nós virmos, quando vós virdes, quando eles/elas virem. Não pare agora...

Resumo. Enquanto “” indica algo que está acontecendo naquele momento, assim como expressando uma ordem ou pedido ou conjugado em algumas conjugações verbais, usamos o “ver” nas locuções verbais, quando o verbo não tem sujeito e está no infinitivo impessoal.

As duas lacunas são corretamente preenchidas pelas conjugações do verbo “vir”, sendo a primeira do pretérito perfeito (“vim”), e a segunda, do futuro do subjuntivo (“vier”).

Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.

O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta.

Para não errar mais, existe um macete que ajuda a saber exatamente qual dos dois modos empregar. Assim, sempre que a dúvida aparecer, tente substituir “estar” por outro verbo no infinitivo. Se o verbo flexionar, use “está”. Se não se flexionar, empregue “estar”.

Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo "ir" no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso. A forma "Fulano irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).

Abrir um arquivo de textos com o Vim é simples. Basta informar o caminho e nome do arquivo como parâmetro ao comando vim, quando for executá-lo. Se quiséssemos abrir o arquivo /etc/passwd, por exemplo, executaríamos vim /etc/passwd no terminal. Para sair do editor de textos, digite :q.