Qual a pedra natural mais resistente?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Corian

Corian. Das pedras naturais, o Corian é a mais resistente. Ela é difícil de manchar, riscar ou lascar. E, justamente por isso, tem o valor mais elevado.

Granito cor clara: bege
O granito claro mais barato é o granito bege bahia. Inclusive, é a pedra que possui o melhor custo benefício, pois é parecida com o mármore, é fácil de cuidar e não mancha.

São eles: Preto Stellar, Preto Absoluto, São Gabriel, Via Láctea, Aracruz e o Preto Indiano. São mais resistentes e não mancham, o que confere a esse tipo de granito uma grande vantagem.

1- Diamante Oppenheimer azul
Cada quilate do diamante azul custa uma média de 3,9 milhões de dólares, e mesmo não sendo a pedra preciosa mais rara do mundo, o alto valor dos diamantes coloridos se dão graças ao seu brilho espetacular e singular, considerado um dos mais difíceis de encontrar nas pedras do mundo todo.

O brilho de uma gema natural costuma ser mais forte e mais bonito, quando comparado à luz refratada nas peças sintéticas. Dessa maneira, ao realizar uma compra, é possível ter o auxílio da luminosidade ambiente ou externa para identificar o tipo de joia que está levando.

Uma dica interessante para identificar pedras falsas é observar sua temperatura. Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original.

Um mineral natural raramente tem uma cor ideal, uniforme e perfeita. A luz que atravessa uma pedra preciosa se divide, e pode piscar, ou criar um brilho, ou difratar – isto é, espalhar ou dispersar – a cor. Pedras artificiais ou zircônias se distinguem pelo fato de que a luz do sol passa facilmente por elas.

As cores de granito mais abundantes no mercado são os tons de cinza, branco, marrom, bege, amarelo e preto. Entretanto existem cores de pedra de granito mais raras que derivam de vermelho, rosa e até azul.

Corian

O Corian é um material sintético, enquanto o mármore e granito são pedras naturais. Ele possui um acabamento mais limpo e minimalista por conta da uniformidade de cores e da capacidade de ser moldável.

Uma alternativa ao mármore e granito que ganhou força e se tornou um queridinho entre profissionais de arquitetura e decoração é o quartzo. Resistente e elegante, esse material possui grande variedade de tonalidades e acabamentos.

Silestone é o nome comercial dado a uma pedra industrializada e composta por 94% de quarto e 6% de pigmentos e resina de poliéster.

O Quartzo é uma pedra industrializada que permite uma variedade maior de cores e estilo, resultando em lindas bancadas. Uma das principais vantagens do quartzo é que não permite o crescimento de bactérias e é resistente a manchas, protegendo sua família e facilitando a limpeza da cozinha.

O granito preto absoluto é um dos mais caros do mercado, chegando a custar R$ 900 o metro quadrado.

Painita

1- Painita
A Painita foi encontrada em 1950 e possui uma cor alaranjada puxada para o marrom, e até hoje no mundo todo só foram encontradas 2 pedras de painita, tornando-a a pedra mais rara do mundo.

Material mais forte do mundo
O grafeno consiste em uma estrutura hexagonal de átomos de carbono, similar à dos favos de mel de uma colmeia, mas com apenas um átomo de espessura. Como um material bidimensional, todos os seus átomos estão expostos na superfície.

topázio imperial

O topázio imperial é uma das pedras mais raras e valiosas encontradas em nosso país, e embora seja encontrada também na Rússia em depósitos menores, é o Brasil o país considerado sua maior fonte.

- Quartzo: Dureza 7. Risca o vidro de uma vidraça; - Topázio: Dureza 8.

O valor de cada pedra (e de cada joia) é determinado por um conjunto de fatores. Entre eles, a intensidade da cor, a pureza da gema, sua lapidação, seu tamanho, sua raridade na natureza. Ou seja: uma pedra menor, mas de cor pura e intensa, pode valer mais do que uma grande pedra sem as mesmas características.

O diamante é um mineral natural dotado de uma característica que o torna inconfundível: é a pedra com maior dureza (classificação de 10 na escala de Mohs), o que a torna muito útil na indústria para a lapidação e corte e outros material com menor dureza.