Qual a principal aplicação do diodo?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Sua principal função é permitir ou bloquear o fluxo de corrente elétrica, dependendo da direção do campo elétrico aplicado. Isso significa que o diodo permite a passagem da corrente através dele quando está conectado na ordem certa, assim bloqueando a passagem da corrente inversa.

O diodo é um tipo de componente eletrônico semicondutor com dois terminais capaz de realizar a passagem de corrente elétrica, mas em apenas um único sentido. Ou seja, a corrente elétrica não irá acontecer caso esteja no sentido errado/contrário.

Qual a história do diodo? A história dos diodos se confunde com a história da eletricidade em si. Em 1873, Frederick Guthrie observou que bolas de metal aquecidas, aterradas e próximas a um eletroscópio descarregavam um eletroscópio com carga positiva.

Um diodo é um componente produzido com materiais semicondutores, dessa forma, o mesmo pode agir como um condutor ou um isolante de acordo com o sentido da corrente que percorre o seu corpo. Entenderemos isso mais adiante. O diodo é um componente extremamente útil e age comumente como um retificador de circuito.

Pelas características do diodo zener, ele pode ser usado como regulador de tensão em circuitos de fontes estabilizadas e até na implementação de circuitos clipadores.

Como funciona um diodo
No geral, podemos dizer que um diodo se comporta de duas maneiras: Como um curto-circuito, permitindo a passagem de electricidade (polarização direta). Como um circuito aberto, impedindo a passagem de corrente (polarização inversa).

Sendo uma de suas funções converter corrente alternada para corrente contínua, encontramos diodo em carregadores de bateria de de celular, aparelhos de som, televisão, em multímetros, em placas microcontroladoras como o arduino e em uma infinidade de projetos eletrônicos.

Resumidamente, o diodo é um componente que conduz num sentido (direto) e não conduz no sentido contrário (reverso). No sentindo direto, ligamos o positivo (ponta vermelha) do multímetro no anodo, e o comum (ponta preta) no catodo.

Os diodos de potência são dispositivos semicondutores capazes de conduzir corrente elétrica em apenas um sentido, sua característica funcional é simplesmente permitir a passagem de corrente elétrica ou não, podemos dizer que eles trabalham como uma chave aberta ou como uma chave fechada.

Pelo fato do diodo zener manter a sua tensão constante após atingir a tensão de ruptura, ele é muito usado como um regulador de tensão nos circuitos eletrônicos, garantindo que a tensão esteja fixada em um determinado valor.

Além disso, o diodo retificador pode ser utilizado normalmente como um diodo para qualquer aplicação que se necessite a passagem da corrente em apenas um sentido, por exemplo, ele pode ser utilizado para evitar a ligação invertida na alimentação de uma TV de 12 volts ligada na bateria de um automóvel.

Diodos semicondutores são utilizado em aparelho, equipamentos e dispositivos eletrônicos, como por exemplo televisão, celular, computador, aparelhos de som, multímetros, carregadores, controle remoto para televisão e entre muitos outros.

O diodo se torna condutivo acima de uma tensão limite (threshold voltage) suficiente para forçar os elétrons na região tipo N a se combinarem com as lacunas da região tipo P. Sempre que isso ocorre, energia é liberada, criando um fóton, ou quantum de luz.

O diodo é um dispositivo elétrico semicondutor que tem a característica de permitir a passagem de corrente apenas em um sentido. Esta característica o torna indispensável para uma série de aplicações, como circuitos retificadores por exemplo.

Diodo 50 amperes para usar numa fonte de 12v.

Por diodo ideal entende-se um dispositivo que apresenta características ideais de condução e bloqueio. interruptor fechado é, portanto, o circuito equivalente para o diodo ideal em condução. é, portanto, o circuito equivalente para o diodo ideal na condição de corte.

  • 1) Diodo Retificador. Os diodos retificadores são conhecidos por serem dispositivos capazes de conduzir energia elétrica e são compostos por dois terminais, um negativo e o outro positivo. ...
  • 2) Diodo Schottky. ...
  • 3) Diodo Emissor de Luz (LED) ...
  • 4) Diodo Túnel. ...
  • 5) Diodo Zener. ...
  • 6) Diodo Gunn. ...
  • 7) Diodo Pin. ...
  • 8) Fotodiodo.

O diodo zener difere do diodo convencional pelo fato de receber uma dopagem (tipo N ou P) maior, o que provoca a aproximação da curva na região de avalanche ao eixo vertical. O mesmo pode funcionar polarizado diretamente ou inversamente.

Para que o diodo Zener opere adequadamente como regulador de tensão é necessário introduzir um resistor que limite a corrente inversa através do diodo a um nível inferior ao valor máximo especificado pelo fabricante, conforme indicado na Fig.

O diodo é um componente com 2 terminais, onde o próprio símbolo esquemático indica qual é a polaridade. Se você observar o símbolo do diodo de perto, será possível visualizar um triângulo que forma uma pequena seta, indicando em que sentido a corrente elétrica é permitida.