Qual a principal função do conselho profissional?

Perguntado por: ipires2 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Conselhos defendem e disciplinam o exercício profissional, representando, em juízo e fora dele, os interesses gerais e individuais dos profissionais, visando assegurar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Os conselhos de fiscalização profissional têm papel fundamental na proteção à saúde, à vida, ao bem-estar, à segurança e à liberdade da população, e só podem cumprir essas funções a partir de seu reconhecimento como pessoas jurídicas de direito público.

O que é o Conselho Regional de Classe? São instituições formadas por profissionais de cada profissão. A diretoria é eleita pelos associados, representando os interesses da classe.

De acordo com a Resolução nº 1.073/2016 do Confea, para efeito da fiscalização do exercício das profissões afetas ao sistema Confea/Crea, atribuição profissional consiste em “ato específico de consignar direitos e responsabilidades, na defesa da sociedade, para o exercício da profissão de acordo com a formação ...

Os conselhos profissionais, portanto, têm poder de polícia – tese já consolidada pelo STJ - para fiscalizar as profissões regulamentadas, inclusive no que concerne à cobrança de anuidades dos profissionais a partir do momento em que são devidamente inscritos e à aplicação de sanções.

Conselhos defendem e disciplinam o exercício profissional, representando, em juízo e fora dele, os interesses gerais e individuais dos profissionais, visando assegurar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Conselhos profissionais ou conselhos de profissões regulamentadas são aqueles formados por profissionais de determinada profissão, cujas diretorias são democraticamente eleitas por seus associados a fim de representarem os interesses daquela classe profissional.

Em relação ao regime jurídico aplicável, a corte estabeleceu que é o de direito público, por entender que os conselhos de fiscalização profissional possuem natureza jurídica de autarquia.

Esse conselho é responsável pelo processo coletivo de acompanhamento e avaliação do ensino – aprendizagem dos estudantes, possibilitando a inter-relação entre profissionais e alunos, entre turnos, entre séries e turmas, além de favorecer a integração e sequência dos conteúdos curriculares de cada série/classe.

O Registro Profissional é um número que identifica todos os profissionais atuantes em atividades regulamentadas, garantindo que o exercício profissional se dê da maneira estabelecida na Lei. Assim, o registro profissional é condição indispensável ao exercício da profissão.

Quem dirige o Conselho? O Conselho é dirigido pelos próprios inscritos, que por meio de eleições diretas exercem mandato por três anos. É admitida a reeleição.

6 cidadãos brasileiros natos, com mais de 35 anos de idade, sendo dois nomeados como titulares pelo presidente da República e mais um como suplente; dois eleitos como titulares pelo Senado Federal e mais um como suplente; dois eleitos como titulares pela Câmara dos Deputados e mais dois como suplentes.

Essas instituições orientam, fiscalizam e disciplinam a atua- ção profissional para a melho- ria contínua da qualidade dos serviços prestados à sociedade; incentivam a contínua atualiza- ção científica dos profissionais; promovem a apropriação das atribuições e do papel social por parte dos profissionais.

A lei confere aos Conselhos de Saúde as atribuições de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, atribuições estas que são também do próprio Poder Executivo e do Poder Legislativo.

Os Conselhos de Saúde são o principal canal de participação popular nas decisões da administração pública que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS) e por isso devem representar toda a diversidade social e cultural da sociedade.