Qual a quantidade de emulsificante para sorvete?

Perguntado por: rmarques . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Em geral, a maioria dos fabricantes de sorvete usa entre 0,5% e 1% de emulsificante — conforme citamos acima. Isto dá ao sorvete uma textura rica e cremosa, sem afetar o sabor.

Medidas gerais

1 xícara16 colheres de sopa250ml
1 colher de sopa3 colheres de chá15ml
1 colher chá1/3 colher de sopa5ml
1 colher de café1/3 colher de chá2ml

Para que a massa não desande, por exemplo, é recomendável que o produto seja misturado junto à receita durante o seu preparo. Na produção de pães, o ideal é que o emulsificante seja adicionado enquanto se estica a massa e antes do processo de sova.

A chave para fazer um sorvete cremoso e suave é emulsionar os ingredientes. O emulsificante para sorvete é uma substância que ajuda a unir os líquidos à base de óleo e água. No caso do sorvete, os emulsificantes ajudam a manter os cristais de gelo pequenos, resultando em uma textura suave.

Em Chopps a base de leite, também conhecidos como geladinhos, recomendamos o uso combinado tanto do Emulsificante quanto da Liga Neutra Saborama. A ação conjunta destes ingredientes evitará a formação de cristais de gelo, retardará o derretimento do produto final e beneficiará a sua consistência macia e cremosa.

A temperatura é um fator muito importante em casa etapa da produção de sorvetes. Resumindo, ele é produzido na produtora a -4ºC e, após seu batimento, é retirado da máquina a -5ºC. Deve ser levado para a estocagem entre -25ºC e -28ºC, para evitar problemas com a formação de cristais de gelo.

Favorece a sinergia entre os ingredientes da receita beneficiando o corpo e textura da calda, evita a formação de cristais de gelo e aumenta a resistência ao derretimento do sorvete em massa ou picolés. Dosagem: 10 g/L de leite ou água.

1 litro de água filtrada. 2 xícaras de chá de açúcar. 1 colher de sopa rasa de liga neutra.

Existem 29 calorias em 1 colher de sopa (10 g).

15 gramas = 15 ml = 1 colher (sopa). 5 gramas = 5 ml = 1 colher (chá).

Como conservar e manter o emulsificante? Como esse ingrediente não deve ficar exposto, o ideal é conservá-lo em um local bastante seco, porém fresco. Se for demorar muito para usá-lo, o melhor a fazer é deixar na geladeira.

A gema é rica em lecitina que é um agente emulsificante, em alguns produtos, usa-se a gema do ovo para melhorar a textura, contribuindo para o enriquecimento do produto final.

Os emulsificantes não devem ficar expostos ao sol e nem a altas temperaturas, por isso, o ideal é conservá-los em um local fresco e bem seco. Para evitar riscos, é indicado guardá-lo na geladeira bem vedado.

As ligas têm várias funções de estabilizante e emulsificante na produção do sorvete. Isso significa que elas estabilizam a incorporação de ar, para que o sorvete não perca qualidade. Elas também protegem contra a separação de fase da calda que podem impactar o consumo a conservação do alimento.

Atualmente, o sorvete é feito basicamente com água (presente na composição do leite ou das frutas incorporadas à receita), adoçante (açúcar ou xarope de milho), leite e gordura de leite – a responsável pela textura macia desta sobremesa.

O sorvete deve ser firme, sem ser duro, para que possa ser manejado com uma concha ou espátula. Não é desejável que o sorvete apresente consistência elástica, ao ser retirado com uma concha ou colher. Deve ser cremoso, não aguado, nem áspero, de forma que espalhe facilmente na boca, dando uma sensação aveludada.

Ainda que com a segurança comprovada pelos órgãos regulatórios, gerou-se a hipótese de que os emulsificantes têm potencial de danificar a barreira intestinal, levando à inflamação e aumento do risco de doenças crônicas.

A diferença entre os dois está no tempo de conservação após o produto final estar pronto, pois o Emulsificante perde as propriedades mais cedo que o Emustab, apesar de os dois terem a mesma durabilidade bem grande.

Por já estarem frios, vão congelar com menos chances de formar cristais. E pra fechar tem uma técnica bônus, que é meio óbvia até mas vale trazer: deixe o sorvete fora do freezer 20 minutinhos antes de servir, assim a água derrete e ele volta a sua cremosidade de sempre.

CARESTAB

O melhor estabilizante de sorvete é o da LINHA CARESTAB®, exclusiva da CHEMCARE, que apresenta as melhores soluções para a indústria alimentícia.

A arenosidade é uma alteração na textura do sorvete, que acontece pela formação de cristais de lactose. Sua presença é perceptível na boca pela semelhança com grãos de areia.