Qual a reação de um mentiroso?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.

Os traços do mentiroso patológico

  • olhar atentamente para as expressões faciais da pessoa;
  • observar movimentos do corpo que indiquem ansiedade, como mãos agitadas;
  • perceber mudanças repentinas no tom de voz;
  • reparar se o indivíduo é capaz de sustentar o contato visual e quais são os sinais que ele transmite com o olhar.

Quando alguém mente de forma compulsiva, a pessoa deixa de ter uma resposta emocional para suas próprias falsidades. Desse modo, diante de uma total ausência de sentimentos perante a prática de mentir, o ato se torna mais fácil e um recurso usado habitualmente.

Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira”, ensina o especialista.

Faça perguntas inesperadas
"Essa é uma pergunta extremamente fácil para alguém que diz a verdade, mas um mentiroso provavelmente terá que fazer uma pausa para fazer algumas contas", escreve Barker. Depois de fazer a pergunta inesperada, avalie a reação. A pessoa respondeu com calma e rapidez ou demorou um pouco mais?

As mentiras no relacionamento, por menores que sejam, e a consequente quebra de confiança, podem acabar rapidamente com tudo que foi construído por anos. Dessa forma, levando a brigas, desgaste e até mesmo ao término da relação.

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

De acordo com o psiquiatra Isaac Efraim, há dois possíveis motivos para que alguém recorra às mentiras em sua vida, um deles é o medo. "A pessoa mente porque tem medo de enfrentar a realidade, medo de perder outra pessoa, seu afeto", explica o médico. A outra razão possível é a ambição.

Para especialistas, é uma demonstração clara de ansiedade causada pela mentira. O nervosismo leva o mentiroso a tensionar os músculos. A pessoa pode segurar algo com força até os nós dos dedos ficarem muito brancos ou então apertar partes do próprio corpo, como os braços, sem notar.

Não olhar diretamente nos olhos do outro não significa necessariamente falta de sinceridade: pode se tratar simplesmente de insegurança ou timidez. Ainda assim, é comum que o mentiroso baixe os olhos para evitar que a falsidade das suas afirmações seja percebida. No entanto, esse detalhe pode ser traiçoeiro.

Confira 7 sinais desses sinais:

  1. Contato visual em excesso. Acreditava-se que maioria dos mentirosos desvia o olhar ao relatar uma narrativa falsa. ...
  2. Piscadas. Pessoas que mentem tendem a dar piscadas mais longas. ...
  3. Mãos escondidas e frias. ...
  4. Reação demorada e pausas. ...
  5. Face. ...
  6. Saliva. ...
  7. Alterações na fala.

Como identificar um mentiroso

  1. Olhe com atenção para o rosto. Embora um sorriso possa facilmente ajudar a esconder uma mentira, existem pequenas expressões faciais que podem indicar que a pessoa está mentindo. ...
  2. Observe todos os movimentos corporais. ...
  3. Fique atento nas mãos. ...
  4. Ouça tudo com muita atenção. ...
  5. Preste atenção nos olhos.

Por exemplo, você poderia perguntar, “quantos anos você tem?”, “qual ano que você nasceu?”, “com qual idade você entrou no ensino médio?”. Note que todas essas perguntas levam a um lugar só. Mas, se a pessoa estiver mentindo, provavelmente você notará algumas inconsistências ou dificuldades para resposta.

A falta de confiança destrói amizades e relacionamentos e “se a doença continua a progredir, a mentira pode tornar-se tão grave que eventualmente pode causar problemas de ordem social, psicológica e até legal”, alerta a psicóloga.

Confronte-o com honestidade e transparência.

  1. Em vez de dizer: "Eu sei que você está mentindo" ou "Você é um mentiroso", dê uma oportunidade para que ele seja sincero. ...
  2. Isso mostrará ao seu namorado que você deseja que ambos sejam sinceros e abertos um com o outro, e que não está tentando acusá-lo de mentiroso.

Sente-se com a pessoa, e se possível, olhe em seus olhos. Escolha um tom suave e tranquilizante na voz para falar. Mantenha suas mãos nas laterais de seu corpo ou as coloque sobre a mesa ou sobre o colo. A pessoa ficará mais disposta a falar a verdade se ela sentir que será compreendida.

Evite fazer acusações.
Não cruze os braços e as pernas nem grite ou bata os punhos na mesa — tudo isso passa uma imagem intimidante. O outro estará mais disposto a falar a verdade se sentir que será compreendido. Sente-se com ele e, se possível, olhe-o nos olhos, falando com um tom suave e tranquilizante.

Se o seu parceiro é um mentiroso, enfrente-o. Fale como você se sente em relação ao hábito que ele tem de mentir e como isso está abalando a sua confiança. Caso ele esteja mentindo para não te magoar, assegure-o de que ele pode ser honesto com você. Assim, ele pode falar sem ser desonesto sobre o que está acontecendo.

"Se seu namorado estiver mentindo, as micro-expressões dele serão mais angustiadas, com as sobrancelhas se enrugando em direção à testa causando rugas, além de sorrisos falsos, ficar vermelho e mostrar assimetria na feição", explica.

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009. (2009).

A prática pode ainda provocar dificuldades nos relacionamentos interpessoais, problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, uma vez que o indivíduo que tem o hábito de mentir insere isso em todos os contextos da vida.