Qual a região mais nobre da Itália?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A região norte da Itália é a mais rica do país e essa posição se deve à uma série de fatores.

Assim, as grandes províncias urbanas do norte (juntamente com a província autônoma de Bolzano) são as regiões mais ricas do país (Milão, Bolonha ou Florença), enquanto as regiões mais rurais do sul são as mais pobres.

As cidades mais seguras do mundo
A primeira cidade italiana na classificação, neste caso é Trieste, em 54º lugar: com um índice de segurança de 73,83 é a cidade da Itália percebida como a mais segura.

Milão

Com cerca de 1,4 milhão de habitantes, a capital da região da Lombardia (o coração econômico do país) é também a capital financeira da Itália e palco de importantes indústrias. Milão é, inclusive, a cidade mais industrializada do país e a que possui mais oportunidades de trabalho disponíveis.

Descubra quais são os bairros mais caros de Milão em 2023:

  • Centro histórico;
  • Corso Venezia;
  • Quadrilatero della Moda;
  • Brera-Garibaldi;
  • Magenta;

Lombardia: Lombardia, no norte da Itália, é a região que possui a maior concentração de brasileiros no país. A cidade de Milão, em particular, é um importante centro econômico e cultural, e atrai muitos brasileiros que buscam oportunidades de trabalho e estudo.

Entre os destinos de férias de baixo custo na Itália, recomendamos definitivamente Pineto, em Abruzzo, se você ama o mar. Na verdade, Pineto tem vista direta para o Mar Adriático.

Milão

Milão, capital da moda
Menos populosa que Roma, Milão é a cidade que desempenha o papel de centro moderno e cosmopolita da Itália. Capital da moda e design, a cidade agrega sua pegada inovadora à tradição do rico passado, muito presente na arquitetura. Ativa e cheia de vida, Milão é repleta de lugares imperdíveis!

cidade de Siracusa

A cidade de Siracusa bateu o recorde na quarta-feira (11) à tarde, quando um anticiclone – que a mídia italiana está chamando de “Lúcifer” – entrou e continua se movendo para o norte do país.

Custo de vida em Florença
Já preciso avisar que morar em Florença não é barato. Devido às oportunidades de trabalho presentes na cidade e ao fato de Florença ser uma das cidades mais turísticas da Itália, o custo de vida é muito elevado. É claro que o custo de vida em uma das cidades mais bonitas do mundo é elevado.

Como já mencionado, a Itália não é um país que possui um custo de vida baixo. Dessa forma, procurar as cidades mais baratas da Itália antes de se mudar definitivamente para o país pode ser uma estratégia que irá te ajudar a economizar muito nos seus primeiros meses na “terra da pizza”.

Custo médio
Segundo o banco de dados Numbeo, o custo de vida para uma pessoa no país é de cerca de 796€ sem aluguel. Com aluguel, o custo de vida médio na Itália oscila entre 1200 e 1700€, para uma pessoa solteira.

As profissões que estão sempre em alta na Itália são as da área de saúde, como médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e cuidadores de idosos.

Veneza

Agora é a hora de conhecermos Veneza. O lugar não poderia ficar de fora do nosso roteiro pelas cidades da Itália. O local é considerado a cidade do amor e dos canais, pois está situada sobre 117 ilhas ligadas por pontes.

Melhores cidades da Itália para morar: Norte

  1. Trieste. No ranking de 2021, o jornal Il Sole 24 ore colocou a cidade de Trieste no prestigioso lugar de melhor cidade para morar na Itália. ...
  2. Milão. Milão (Milano, em italiano) ocupa a segunda posição no ranking de melhores cidades da Itália para morar. ...
  3. Trento. ...
  4. Aosta. ...
  5. Bolzano.