Qual a rotina do berçário?

Perguntado por: rarruda . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

10h50 11h00 Ida ao banheiro, lavagem das mãos, e oferecimento da água. 11h00 12h00 Início do almoço, todas as crianças sentadas na mesa, com atenção a mastigação, incomodo, as preferencias, incentivando a aceitação e experimento, etc. Higiene bucal. 12h00 Hora do oferecimento descanso.

Nesta faixa etária, explorar a identidade e autonomia é muito importante pois ajuda os bebês a desenvolverem o reconhecimento da própria imagem. O objetivo principal desta atividade é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.

O berçário é uma parte do universo escolar que recebe crianças de 4 a 11 meses de idade (berçário I) e de 1 a 2 anos (berçário II). Por consistir no primeiro ambiente onde a criança desenvolverá noções básicas sobre si mesma, ele comporta uma série de cuidados e pontos de atenção a serem cumpridos.

Chamamos de Berçário a etapa da educação infantil, não obrigatória, voltada para o cuidado de bebês e crianças no período de ausência dos pais. Mas além disso, é função dos berçários estimular o desenvolvimento motor dos pequenos, a partir da realização de atividades educativas apropriadas para cada idade.

Música: Dança e gestos com música. Amplie sempre o repertório das crianças e não fique só em músicas infantis. Livros/história: Contar histórias curtas e com mudanças no tom de voz para acalmar e chamar a atenção dos pequenos. Bater no chão: Brincar de bater os pés e as mãos no chão.

Instituição. A principal diferença entre creche e berçário é que, enquanto a creche é voltada especialmente para bebês de 3 meses a 3 anos, o berçário é uma ala da uma escola que atende desde bebês e crianças maiores.

Aspectos cognitivo, motor, social e afetivo Positivos; Aspectos cognitivo, motor, social e afetivo Negativos (essa palavra é muito forte, é só para que você entenda essa ordem e organização do Relatório); Curiosidades do dia a dia da criança na escola; Comentário carinhoso para a criança e/ou pais.

Um berçário ideal exige compreender as necessidades dos bebês de até 1 ano para construir um ambiente que potencialize o conforto e a segurança. Passar grande parte do dia deitado ou sentado, tirar várias sonecas e sujar as fraldas com freqüência são algumas das características dos bebês.

O aspecto lúdico é um grande aliado do aprendizado, por isso invente alguns jogos. Pegue vários itens iguais, palitos de sorvete ou bolinhas, por exemplo, e pinte de algumas cores diferentes e repetidas. Espalhe tudo no chão e peça que seu filho agrupe tudo que for igual. Depois pergunte a cor em cada grupo.

De acordo com a pediatra Eliana Terra, a partir dos 3 meses a criança já pode frequentar a creche. “Nesta fase o bebê tomou as primeiras vacinas”, explica a médica do colégio CEL e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Não há uma idade ideal que valha para todos os bebês.

Direito à educação infantil em meio período
De acordo com a promotora, a legislação prevê que o aluno tem direito a educação infantil em meio período. Já as mães que trabalham, tem direito de deixar os filhos em período integral.

Capacitação Profissional em Berçarista - 240 horas: No Curso de Berçarista, você aprenderá qual é a rotina de trabalho no Berçário, os principais cuidados necessários, as brincadeiras e o que é necessário para ter sucesso nesta profissão tão gratificante.

As atividades desenvolvidas no Berçário buscam aproveitar um período privilegiado, quando as crianças têm seu momento de maior desenvolvimento. Os bebês aprendem de um universo muito particular principalmente pelos mecanismos de repetição, imitação e exploração sensorial, por meio do brincar.

O que é necessário para se tornar um profissional berçarista? Para exercer a função de berçarista não é necessário ter nível superior. Porém, é indicado que o profissional tenha experiência na área, faça cursos, treinamentos de formação profissional e estude e se atualize constantemente.

Um barulho que acalma o bebê é o ruído branco, um tipo de som que funciona como um abafador de todos os outros sons e ocupa todo o espectro auditivo. Não tem altos e baixos e é um som constante, facilitando o relaxamento do cérebro e embalando o sono.

Adaptação de bebês pequenos (de 4 a 6 meses)

  1. – Converse com o bebê enquanto amamenta.
  2. – Delegue algumas funções ao novo cuidador.
  3. – Transmita confiança para a criança.
  4. – Crie um ambiente com estímulo à brincadeira.
  5. – Quando estiver em casa, reserve tempos de qualidade com o bebê

O ruído branco abafa o choro e o acalma com mais facilidade; Se o bebê acorda e escuta o “silêncio”, ele se desespera, porque sente a ausência da mãe. Ouvindo o ruído branco, ele sente o mesmo que sentia dentro da barriga, sons que imitam o barulho do útero. Funciona principalmente para os recém-nascidos.

Os mais adequados são os de peças de montar, encaixar, jogar e empilhar, além dos que fazem barulho. É preciso ter cuidado com a segurança e só usar objetos adequados a idade dos pequenos. Para um trabalho eficiente, uma boa estrutura é essencial.