Qual animal se alimenta de golfinhos?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os predadores dos golfinhos são as orcas, os grandes tubarões e principalmente o homem.

O tubarão pode ficar seriamente ferido com um único golpe, e normalmente fica aturdido ou inconsciente. Os golfinhos normalmente atacam várias vezes tubarões que estão muito agressivos, e, na maioria das vezes, matam tubarões grandes e perigosos.

No comensalismo, somente as aves se beneficiam, utilizando-se do cardume localizado pelos golfinhos (MARTIN, 1986). No Brasil particularmente, onde são raros os estudos sobre cetáceos, não há informações sobre este tipo de associação.

Por um processo de bioacumulação, o tubarão agrega metais pesados, como mercúrio e arsênio, presentes nos organismos que lhe serviram de alimento. Ingeridas além da conta, essas substâncias podem causar danos cerebrais. Um parâmetro de consumo de mercúrio vem da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Comer golfinhos e baleias é tradição
Comer golfinhos e baleias é uma tradição entre a população das zonas costeiras de Taiwan, que os consideram bons para a saúde. Mas desde 1989 todas as espécies destes animais estão protegidas por uma lei. Da France Presse.

Tudo isso é verdade, mas pouca gente sabe que os cetáceos também têm um lado obscuro, marcado por assédio sexual, incesto e infanticídio. Todo mundo que já viu golfinhos fazendo truques está a par de seu potencial, e há um imenso volume de estudos evidenciando a inteligência desses animais.

As três espécies principais, em termos de ataques contra humanos, são os grandes tubarões-brancos, o tubarão-tigre e o tubarão-touro. Mas, apesar de sua presença comum em águas costeiras, o tubarão-martelo muito, muito raramente ataca humanos.

Com exceção das orcas e seres humanos, não existem predadores naturais para o tubarão-branco. Entretanto, esta espécie encontra-se classificada como vulnerável pela IUCN, devido à sobrepesca exploratória (visando a comercialização de suas nadadeiras, carne e óleo) e o bycatch (i.e. pesca acidental).

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

Novo estudo revela que tubarões atacam golfinhos mais vezes do que o desejado…

Mito! Eles enxergam bem, até com pouca luz. E há outros sentidos poderosos: audição (capaz de perceber até o batimento cardíaco de outros peixes) e a linha lateral, formada de células que percorrem os dois lados do corpo e captam variações na água, notando presas à distância.

O golfinho está querendo, precisando, ansiando por contato social com semelhantes, e essa necessidade não é correspondida”, disse Elizabeth Hawkins, pesquisadora chefe da Dolphin Research Australia, ao The Washington Post.

O maior rapinante vivente do mundo é o condor-dos-andes (Vultur gryphus), que possui até 130 cm de comprimento, envergadura de até a 3,2 metros e peso chegando a 15 kg.

Apesar do que se pode pensar, os golfinhos são grandes predadores, capazes até de matar tubarões, e devem ser tratados como tal. Eles podem ser agressivos com as pessoas, outros golfinhos ou até mesmo machucar a si mesmos.

Tubarões brancos, tubarões-touro, e tubarões tigre são as espécies com mais ataques a seres humanos reportados.

O tubarão branco é responsável pela maioria dos ataques, cerca de 42,6 %, enquanto o tubarão tigre por 10,3 %. Conforme a ISAF (2003), de 1820 a 2002, foram registrados 400 ataques de tubarão a mergulhadores em todo o mundo, sendo o maior número de ocorrências na América do Norte e Oceania (figura 3).

Cientistas já sabiam que tubarões não dormem ou descansam da mesma maneira que mamíferos: por exemplo, alguns tubarões precisam nadar constantemente, inclusive durante o sono, para manter a água com oxigênio fluindo em suas brânquias. Isso apontaria não para um sono, mas um “descanso”.

Os motores das embarcacões costumam atrair os golfinhos. Alguns deixam a baía e passam a nadar próximo ao barco.