Qual antibiótico para falta de ar?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Para esses pacientes exacerbadores, é prescrito o uso de azitromicina na dose de 250mg a 500mg, por via oral, 3 vezes por semana. Apesar de ser um antibiótico, nesta dose a azitromicina desempenha um papel imunomodulador nas vias aéreas e diminui o risco de exacerbações em pacientes com asma grave.

Os principais sintomas são: febre, calafrios, tosse, dor no peito, dor no tórax e respiração rápida e curta. Em casos mais graves o paciente pode apresentar cianose, aumento da frequência cardíaca, pressão baixa e confusão mental.

A falta de ar normalmente pode ser controlada com medicação, técnicas respiratórias, exercícios e em algumas vezes com oxigênio suplementar (extra). O primeiro passo para o controle é encontrar o que está causando o problema.

A aloe vera, conhecida como babosa, é resistente e uma das plantas que ajudam a respirar melhor. Ela é responsável por filtrar, principalmente, benzenos e formaldeídos. Também indica quando a qualidade do ar não está ideal, já que exibe pequenas manchas marrons em suas folhas.

Broncodilatadores: ajudam a desobstruir as vias aéreas e melhorar a respiração. Comprimidos: com a substância teofilina, que ajuda a relaxar a musculatura dos pulmões para que ar entre mais fácil nas vias respiratórias.

Para as infeções causadas por vírus, não existem medicamentos específicos e o tratamento baseia-se no alívio das queixas. Podem ser úteis analgésicos, descongestionantes nasais ou remédios para a tosse. No caso das bactérias, existem diversas classes de antibióticos que devem ser sempre selecionadas pelo médico.

  • acetilcisteína (fluimucil®); Ambroxol (mucoxolan®)
  • Bromexina (bisolvon®); Carbocisteína (mucotoss®)
  • guaifenesina (vick®); Hedera helix (abrilar®)

A azitromicina é indicada para o tratamento de clamídia, gonorreia, de infecções do trato respiratório, da pele, de tecidos moles, do ouvido médio e para tratar cancro devido à bactéria Haemophilus ducreyi. Todas essas doenças são causadas por bactérias, enquanto a covid-19 é causada por um vírus.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Como a maior parte das bronquites agudas é viral, os médicos administram antibióticos somente quando a infecção é claramente causada por bactérias (por exemplo, durante um surto). Quando um antibiótico é usado, em geral, os médicos prescrevem um medicamento como azitromicina ou claritromicina.

A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as principais causas do problema. A fibrose pulmonar idiopática também é uma possibilidade, mas em um grau menos frequente. Entenda melhor as enfermidades respiratórias que causam falta de ar: Asma e bronquite São as causas mais comuns da falta de ar.

Pessoas que sentem falta de ar durante repouso, dor torácica, palpitações, redução do nível de consciência, agitação ou confusão, ou dificuldades para aspirar ou expirar o ar dos pulmões, devem procurar um hospital imediatamente.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Fluimucil® é um medicamento expectorante que ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração.

O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).

Amoxicilina e penicilina V são tratamentos de primeira linha graças à sua confiável ação antibiótica contra infecções pelo Streptococcus do grupo A.

Quais são os principais sintomas?

  1. Nariz entupido;
  2. Tosse intensa, com secreção ou não;
  3. Mal-estar geral;
  4. Dor de cabeça;
  5. Dor na face;
  6. Coriza;
  7. Febre;
  8. Dor no pulmão.

Vantagens do PCR Painel Respiratório
É um exame que permite o diagnóstico diferencial específico de diversas infecções respiratórias, sejam estas causadas por bactérias ou vírus.

Chá de gengibre
Uma opção excelente para eliminar o muco: o gengibre age como anti-inflamatório, auxiliando na respiração e na desinflamação dos pulmões. Além do chá, outra forma de consumo bastante conhecida e eficiente do gengibre é em pequenos pedaços envolvidos por açúcar mascavo.

Para esses pacientes exacerbadores, é prescrito o uso de azitromicina na dose de 250mg a 500mg, por via oral, 3 vezes por semana. Apesar de ser um antibiótico, nesta dose a azitromicina desempenha um papel imunomodulador nas vias aéreas e diminui o risco de exacerbações em pacientes com asma grave.