Qual Biz não pode andar na BR?

Perguntado por: mmello . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
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Conforme explica o Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, com exceção de ciclomotores de até 50 cc e velocidade máxima de 50 km/h, qualquer motocicleta com toda a documentação em dia, como licenciamento, por exemplo, e manutenção correta, pode circular livremente por todo o território nacional.

Apesar de todas as facilidades que a Biz 110i traz para o dia a dia de quem a possui, para pilotar esse ciclomotor, é necessária uma autorização. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), um ciclomotor é um veículo que possui motor de, no máximo, 50 cc, e cuja velocidade máxima não exceda 50 km/h.

Honda PCX 150
Embora seja capaz de rodar em vias mais rápidas e pequenas estradas que ligam cidades, ainda é aconselhável que seu uso seja feito nas ruas, na maioria do tempo. O scooter possui iluminação em LED, suspensão traseira reforçada e uma capacidade de 8 litros no tanque de combustível.

Como exemplo, mesmo sendo um modelo focado no ciclo urbano, a Honda Biz 110i, de 109 cilindradas e 8,3 cv de potência pode circular pelas estradas do Brasil.

Conforme explica o Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, com exceção de ciclomotores de até 50 cc e velocidade máxima de 50 km/h, qualquer motocicleta com toda a documentação em dia, como licenciamento, por exemplo, e manutenção correta, pode circular livremente por todo o território nacional.

Dá para viajar com uma moto pequena? É claro que sim! De acordo com a legislação brasileira, qualquer motocicleta devidamente licenciada pode encarar as rodovias e estradas de todo o Brasil.

O CTB nada diz a respeito de dirigir ou pilotar descalço. No entanto, é extremamente recomendável que um calçado seja utilizado. No mês passado falamos sobre a possibilidade ou não de conduzir veículos calçando chinelos, o que resultou em dúvidas sobre dirigir ou pilotar moto descalço.

Entre aspas mesmo, porque motonetas, como a Honda Biz, e scooters, como a Yamaha NMax 160, não são tecnicamente considerados motocicletas. A principal característica que diferencia uma moto street dos outros estilos é que o piloto vai montado na motocicleta, enquanto na scooter e na CUB o piloto vai sentado.

para condutor que deseja se habilitar na categoria B, que não exerce ou não pretende exercer atividade remunerada ao veículo: R$ 1.390,83; para condutor deseja se habilitar para conduzir ciclomotor (ACC), que não exerce ou não pretende exercer atividade remunerada ao veículo: R$ 608,82.

A Honda Biz 110i é uma moto cub que não tem sistema automático, mas tem câmbio rotativo de quatro marchas e embreagem semiautomática que possibilita uma pilotagem mais fácil.

Este tipo de veículo pode circular tanto nas vias de trânsito local, quanto nas rodovias, desde que obedeçam às regras de trânsito aplicáveis para as motocicletas. Ou seja, velocidade máxima de 110km/h nas rodovias de pista dupla e 100km/h nas rodovias de pista simples.

Todos os veículos que se enquadram como motocicletas ou motonetas necessitam de CNH categoria A. Para os ciclomotores há uma autorização para condução de ciclomotor (AAC), mas quem possui CNH A também pode conduzir.

A circulação de ciclomotores é proibida em vias de trânsito rápido. Também não podem rodar em ciclovias ou em cima das calçadas. A lei não permite trafegar em velocidade inferior à metade da velocidade máxima da via, com isso, os ciclomotores não podem rodar em rodovias cujo limite seja de 100 ou 120 km/h.

Consumo Biz 125
Urbano e estrada53 km/litro
Urbano (maior parte com modo Economy ativado)75 km/litro

Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.

“Todos os novos contratos, todas as novas concessões de rodovias, o pedágio para motocicleta será zero, a exemplo do que já acontece na Rodovia Presidente Dutra”, disse. E complementou: “nenhum motociclista, em um curto espaço de tempo, pagará pedágio em qualquer rodovia federal pelo Brasil”.

Entrar na estrada
O mais indicado é ganhar velocidade no acostamento, acompanhando a faixa pontilhada, e depois entrar na faixa (da direita) da via. Alguns motociclistas têm o péssimo (e perigoso) hábito de entrar na estrada sem que sua moto atinja uma velocidade compatível com os outros veículos.

Desse modo, não existe um tipo de moto que não precisa de habilitação para dirigir. Isso porque, todas elas exigem que o condutor possua CNH A ou a Autorização para Conduzir o Ciclomotor (ACC). Contudo, vale ressaltar que apenas as bicicletas elétricas e tradicionais não se encaixam nessa regra.