Qual chocolate quem amamenta pode comer?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Em se tratando do chocolate na amamentação, a nutricionista Lucina Costa explica o seguinte: “Você pode comer desde que seja uma quantidade pequena e não uma barra inteira de chocolate. Há casos muito extremos em que o bebê tem alergia ao leite materno depois que a mãe come chocolate”.

De acordo com os pesquisadores, isso pode ter ocorrido pelo fato do açúcar adicionado da dieta da mão foi passado para o bebê através do leite materno, o que pode ser um fator determinante no desenvolvimento do cérebro.

Quanto à segurança do açaí para mulheres que amamentam, apesar de várias tentativas de caracterizar a influência positiva deste suplemento alimentar na saúde da mulher, basicamente, o único fato que se sabe até agora é que o açaí é um remédio natural para muitas condições, e, portanto, pode ser seguro.

Não. Embora a mulher tenha que ter cuidado ao ingerir chocolate enquanto estiver amamentando, ela não precisa cortar esse alimento da dieta. O problema de comer chocolates na lactação é que algumas substâncias passam para o leite materno, provocando reações alérgicas no bebê.

Alguns chás, quando tomados pela mãe, são capazes de modificar a composição do leite e auxiliar no alívio das cólicas no bebê. Chás contendo camomila, passiflora, erva-doce e melissa, por exemplo, ajudam nas cólicas e podem auxiliar no sono do bebê.

Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.

Não é preciso fazer uma dieta especial quando se amamenta, mas a alimentação deve ter equilíbrio nutricional. Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral".

A mãe lactante deve comer quando tem fome e beber quando tem sede. Fazê-lo enquanto o bebé mama é uma boa forma de obter energia e água suficientes e de ter tempo para o fazer. Pode ser útil preparar pequenos snacks saudáveis (como frutos secos, etc.)

Uma pesquisa da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, indica que o sabor de alimentos consumidos pela mãe durante o período de amamentação passa para o leite materno em questão de minutos.

Além do anis, alho e cenoura, o hortelã, cominho, eucalipto e outros vegetais também transmitem e aromatizam o leite materno.

O leite materno é composto em 80% por água, por isso é muito importante que a mulher beba muita água e se mantenha sempre hidratada. Uma das formas de repor os líquidos de maneira saudável e saborosa é optando pelos sucos de frutas. Escolha frutas ricas em água, como melancia e melão, por exemplo.

Veja alguns sucos que estimulam o leite materno de maneira simples e saudável – Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares.

Ao contrário do que muitos acreditam, a mulher que amamenta pode comer chocolate, tomar café e outras fontes de cafeína, porém sem exageros.