Qual cobra tem no Pantanal?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Cobra-cipó, boca-de-sapo, sucuri-amarela, falsa-coral e surucucu-do-Pantanal estão entre as serpentes que aparecem com maior frequência no bioma.

Apesar de seu tamanho assustador, a muçurana não é venenosa e é inofensiva para humanos – não é à toa que ela é conhecida como “cobra do bem”.

A jiboia é membro da família Boidae e é encontrada em regiões tropicais da América do Norte, Central e do Sul, como no Pantanal, por exemplo.

queixada

Animal mais perigoso do Pantanal é o queixada"

O pesquisador diz que a presa natural das serpentes são: capivaras, jacarés, aves e roedores. Segundo ele, nunca foi registrado uma morte causada por ataques de sucuri na região.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

A serpente peçonhenta mais comum e responsável pela maior parte dos acidentes ofídicos nesta região é Bothrops atrox, conhecida regionalmente como surucucu, jararaca, boca-podre ou surucucu-do-barranco11,12.

Conhecida por constringir suas presas, a sucuri não é peçonhenta, apesar de ter uma mordida dolorida. Ela é 100% carnívora: geralmente ela caça por espreita próximo à beira da água, e quando tem uma oportunidade, dá um bote, enrola seu corpo musculoso ao redor da presa e aperta suas vítimas até a morte.

O animal aparece em momentos decisivos, mata aqueles que ameaçam a vida no bioma e faz justiça com as próprias presas. Mas a cobra é, na verdade, uma das formas assumidas pelo Velho do Rio (Osmar Prado) para proteger os moradores da região na novela das nove de Globo.

Ao contrário do que se pensa, as sucuris não são venenosas, e imobilizam suas presas através de estrangulamento e constrição. Ou seja, elas se enrolam no corpo da vítima e o apertam até conseguirem interromper o fluxo sanguíneo, levando o animal à morte por asfixia.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

jararaca

A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no País. Isso porque 87% dos acidentes com serpentes são causados por jararacas, de acordo com dados do Instituto Butantan.

A serpente peçonhenta é definida por três características fundamentais: presença de fosseta loreal; pre- sença de guizo ou chocalho no final da cauda; presença de anéis coloridos (vermelho, preto, branco ou amarelo).

Big 5 do Pantanal: conheça os maiores animais da planície pantaneira. Leopardo, elefante, rinoceronte, leão e búfalo.

Oito animais que vivem no Pantanal Sul são considerados os maiores da sua espécie nas Américas ou no mundo, são eles: onça-pintada, tamanduá-bandeira, cervo do Pantanal, anta, capivara, ema, ariranha e sucuri.

Jacaré-do-Pantanal

O Jacaré-do-Pantanal é considerado um dos maiores predadores das águas do Pantanal.

De acordo com esses dados, foram estimadas cerca de 1668 onças-pintadas no Pantanal. Barros, no entanto, acredita que esse número seja maior devido à metodologia empregada pelos pesquisadores e a existência de pesquisa recente apontando regiões com cerca de 13 indivíduos por 100 quilômetros quadrados (km²).

Uma confluência de atividades humanas no Brasil e no mundo, incluindo desmatamento e mudanças climáticas, está aquecendo essa paisagem, ameaçando todo o ecossistema com secas, incêndios florestais e perda de habitat.

Ferido pela zagaia de Alcides, Tenório leva um bote de uma sucuri, que o arrasta rio adentro. Alcides leva Zaquieu ferido para a fazenda. José Lucas avisa que Zaquieu está fora de perigo. Muda sugere que foi o Velho do Rio quem matou Tenório.