Qual comando é usado para abrir um editor de texto em um sistema Linux?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

vi: Abre o editor vi (lê-se viai) para editar/criar arquivos.

basta digitar vi e o nome do arquivo. vi index. html.

VIM é um dos editores de texto do Linux, com ele você pode editar arquivos e dominar suas funcionalidades vai elevar seu conhecimento e agilidade em Linux.

No app Terminal do Mac, chame um editor da linha de comando ao digitar o nome do editor seguido de um espaço e do nome do arquivo que deseja abrir. Caso deseje criar um novo arquivo, digite o nome do editor seguido de um espaço e do nome do caminho do arquivo.

cat: Abre um arquivo. vi: Abre o editor vi (lê-se viai) para editar/criar arquivos.

No Linux, os comandos são executados no Terminal — basta pressionar Enter ao terminar de digitar (ou copiar) o comando desejado. Você pode executar comandos para realizar uma série de tarefas, como instalação de pacotes, gerenciamento de usuários e manipulação de arquivos.

Buscar por um comando
Também é possível acessar o histórico de comando através do reverse search. Para ativá-lo basta pressionar CTRL+R no terminal.

O LibreOffice Writer é uma das alternativas mais populares ao Microsoft Word para o Linux. É um aplicativo de código aberto e gratuito que oferece muitas das mesmas funcionalidades encontradas no Word.

Kate é o editor de texto padrão do Kubuntu, que pode ser inicado clicando em K-menu->Utilitários->Kate (Editor de texto avançado) do sistema de menu desktop. Ás vezes neste guia, Kate é executado na linha de comando usando kdesu, muitos arquivos de configuração requer previlégios root para alterá-los.

Digite vi MeuTexto.
A parte “vi” do comando diz que o editor de textos que deverá ser utilizado é o Vim. Não se esqueça de substituir “MeuTexto” pelo nome que deseja dar ao arquivo. Se fosse criar um arquivo chamado “Trabalho”, por exemplo, bastaria digitar vi Trabalho. txt .

O LibreOffice Writer é um processador de texto com recursos completos de formatação de página e texto. Sua interface é semelhante às interfaces dos outros principais processadores de texto e inclui alguns recursos que são normalmente encontrados apenas em aplicativos de publicação de área de trabalho.

O novo editor de texto do Ubuntu 22.10 é o Text Editor, um aplicativo GTK4 enviado como parte da coleção de aplicativos principais do GNOME desde o lançamento do GNOME 42 em março. O novo aplicativo tem o nome do pacote gnome-text-editor e substitui o editor de texto cujo nome do pacote é gedit.

Criar um Novo Arquivo com o Comando Cat
O comando cat permite a criação de novos arquivos de texto de forma rápida. Para isso utilize o operador de redirecionamento > para redirecionar o texto no arquivo. O arquivo está criado e você pode começar a inserir seu texto. Para quebrar linhas basta pressionar Enter.

Um comando muito utilizado para criar arquivos(em branco) no Linux é o touch. $ indica que você deve usar o usuário comum para fazer essa operação. digite o nome que deseja dar ao arquivo sem os sinais < >.

Usando atalhos do teclado
Ctrl + Alt + T . Isso vai abrir o "Terminal".

Ler Arquivos de Texto – para abrir um arquivo de texto no terminal, basta utilizar o comando “cat arquivo. txt” que o conteúdo do arquivo irá aparecer no terminal, sendo muito útil para fazer consultas rápidas em códigos. O comando touch permite criar um ou mais arquivos em branco, independente da extensão do arquivo.

Para editar o arquivo usando vi basta digitar vi <arquivo> , sendo que o deve ser o nome do arquivo para edição. Após abrir o arquivo, tecle i para entrar em modo de edição.

Neste documento, irá encontrar mais de 500 comandos via terminal do Linux. Todos bem explicados da forma como funcionam e o que executam. Totalmente em português, com uma linguagem simples e objetiva que pode ser compreendida por todos os usuários (desde o nível mais simples ao avançado).