Qual derivado de gesso?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

gesso - engessado, gesseiro.

Os substantivos derivados de papel são: Papelão; Papeleiro; Papelada.

Tijolinho é uma palavra derivada de tijolos.

Concluindo, de acordo com a língua portuguesa, o substantivo primitivo de pedreiro é pedra. Neste exercício, serão aplicados os conhecimentos adquiridos sobre Português para identificar o substantivo primitivo da palavra “pedreiro”.

Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura. Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo.

Gostinho

Gostinho é uma palavra derivada de gosto.

Exemplos: Cerejeira (derivado de cereja), lisonjear e flexões (derivado de lisonja), laranjada, laranjeira (derivado de laranja), lojista (derivado de loja).

Tem os derivados Hortais, Hortal, Hortão, Hortas, Horteiro, Hortezedo, Hortinha, Hortinhas, Hortinho, Hortinhos, Horto, Hortos, Hortozelo, Ortão e Ortães.

Ferrugem,Ferragem e Ferreiro são substantivos derivados de Ferro.

Temos como exemplo: vidro (palavra primitiva): vidraça, vidreiro e vidrinho (todas as três palavras substantivas são formações de derivação sufixal de vidro).

Podem ser citados : sapateiro , sapataria , entre outros . Substantivo derivado é aquele que se origina de outra palavra. No caso de sapato, podemos citar sapateira, sapatada, sapateiro.

A palavra chuva apresenta a seguinte família de palavras: chuva-criadeira, chuvada, chuva-de-caju, chuva-de-caroço, chuva-de-rama, chuva-de-santa-luzia, chuva-dos-cajueiros, chuva-dos-imbus, chuvão, chuvarada, chuveirão, chuveiro, chuvinha, chuvisco, chuvisqueiro, arco-da-chuva, capa-de-chuva, chuva-de-ouro, chuvada, ...

Além da piscina, é bom lembrarmos outras palavras derivadas de peixe: pisciano (quem nasce sob signo de Peixes); piscicultura (arte de criar e multiplicar peixes); pisciforme (que tem forma de peixe); piscoso (lugar em que há muito peixe).

Madeiramento é uma palavra derivada de madeira.

Tem os derivados Barrinho, Barrins, Bárrio, Bárrios, Barro, Barroja, Barrojela, Barronhas, Barronhos, Barros, Barrucho e Barruncho.

Jardineiro é derivado do substantivo primitivo "jardim". Lapiseira é derivado do substantivo primitivo "lápis".

Tem as variantes Laje, Lájea. Lajem e Lajo, e os derivados Lages, Lájeas, Lajela (de lagenella), Lajens, Lajes, Lajeta, Lajiela, Lajielas, Lajinha, Lajinhas e Lajó.

Podemos, portanto, dizer que outras palavras dessa família são ajardinar, jardineiro, jardinagem, jardinismo.

Neste caso, a palavra cartolina pertence à família lexical de carta, pois parte de um radical comum (o radical carta) e a etimologia de cartolina mostra que a palavra apresenta a seguinte construção: carta + sufixo -olina.

Na derivação, uma das formas mais simples de formar palavras é acrescentando prefixos e sufixos, por exemplo: solar. A palavra solar é formada através da junção de um sufixo ao radical: sol é o radical e -ar é o sufixo.

Nesse sentido, são consideradas palavras derivadas aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da junção de prefixos e/ou sufixos ao radical das palavras primitivas.