Qual dia da semana lavar roupa?

Perguntado por: eporto8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Uma boa ideia é definir um dia fixo na semana para lavar tudo o que estiver no cesto. A melhor data vai depender, claro, da sua agenda! Caso na sua casa tenha um grande volume de roupas para serem lavadas, talvez seja o caso de definir dois dias na semana para a tarefa.

– Lavar demais
Lavar roupas com muita frequência é um exagero ao qual nos acostumamos. Você desgasta a sua roupa, limita seu tempo útil, e gasta mais recursos – água, energia, produtos de limpeza.

Entende-se, porém, que o ideal é limitar o uso da máquina a uma vez por dia, duas, se muito necessário, sempre respeitando sua capacidade máxima. Além disso, para evitar o consumo desnecessário, é recomendável que você tenha um cronograma de limpeza, é super simples de fazer e nós ensinamos aqui nesse post.

Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia. A explicação é que nesse intervalo, a demanda de consumo é muito menor e o valor cobrado pela distribuidora fica abaixo da tarifa convencional.

Veja agora quais são os maiores vilões da energia elétrica

  • Chuveiro elétrico. O chuveiro elétrico sempre aparece na lista dos principais vilões de energia elétrica. ...
  • Geladeira. Nem sempre a geladeira é lembrada pelos leigos como uma vilã do consumo de energia elétrica. ...
  • Ferro de passar roupa. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Máquina de lavar.

A lavadora de roupas e o ferro de passar também podem ser utilizados de forma racional para evitar desperdício de energia elétrica. Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18h às 21h.

6) Lavar as roupas
Durante a semana, não costumamos lavar as roupas sujas. Isso faz com que elas se acumulem até o fim de semana. Para que a pilha de roupa não fique ainda maior, lave as roupas todos os domingos. Nada melhor do que começar a semana com roupas limpas e cheirosas!

- Lave a roupa com água benta e sal grosso. Ponha um punhado de são grosso na água, gotas de água benta e deixe a roupa de molho num balde cheio de água comum. Depois lave normalmente e seque ao sol. O sal grosso tira as más energias e água benta purifica.

Contanto que a peça seja ventilada após cada uso, é possível usá-la até quatro/cinco vezes.

Truque 1: se você conseguir, dê preferência para lavar sua roupas no período da manhã — no máximo no período da tarde — porque assim suas peças não vão ficar estendidas por muito tempo. Muitas pessoas acabam lavando as peças à noite e deixando elas para secar até a parte da manhã ou se esquecendo delas.

Sempre que você seca seu corpo, a toalha absorve as impurezas e células mortas da pele. Isso favorece a proliferação de micro-organismos. Dessa forma, o ideal é lavar as peças pelo menos uma vez por semana ou após cinco lavagens.

a companhia de saúde, Sleep Foundation, recomenda que a maioria das pessoas lave seus lençóis uma vez por semana. Entretanto, para aqueles que tem bichos de estimação dentro de casa e que dormem em cima da cama, o ideal seria lavar a cada 3 a 4 dias – pelo menos duas vezes durante a semana.

É, não é indicado que você desligue a sua máquina e deixe as roupas de molho entre um ciclo ou outro.

4. Evite lavar o pano de chão apenas na máquina. No dia a dia, não é recomendado lavar panos de chão na máquina e nem no tanquinho, já que colocar só esses panos para bater nesses equipamentos representa um grande desperdício de água e de energia.

Descubra quais são os aparelhos que mais consomem energia...

  • Ar-condicionado.
  • Geladeira.
  • Chuveiro elétrico.
  • Videogame.
  • Micro-ondas.
  • Televisão.
  • Carregador de celular.
  • Cooktop elétrico.

17h30 às 20h30

17h30 às 20h30
Também conhecido como horário de pico, é o período com maior demanda de energia. Aderir a Tarifa Branca não será vantajoso caso seu consumo se concentre nessa faixa, pois o valor cobrado será superior ao praticado na tarifa convencional (a que você paga atualmente).

ponta: das 20h às 23h com alto valor cobrado; intermediário: das 19h às 20h e das 23h às 00h com valor intermediário; fora de ponta: das 00:00 às 19:00 com valores mais baixos de cobrança.