Qual diferença entre jugo é fardo?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

"Jugo" é uma palavra pouco usada por nós atualmente, mas se refere a uma peça de madeira utilizada para atrelar bois à carroça, logo, se refere a carga, assim como também "fardo", uma palavra um pouco mais comum em nossos dias e que se refere, basicamente, a um pacote, geralmente grande, como é o caso de "um fardo de ...

O que é Jugo:
Jugo era uma espécie de forca, por baixo da qual os romanos faziam passar os inimigos vencidos nas batalhas. No sentido figurado, jugo significa submissão, obediência, autoridade, domínio, opressão, sujeição.

O evangelho de hoje, de Mateus 11,28-30, diz que Jesus tomou a palavra e falou: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.

1. Coisa ou conjunto de coisas mais ou menos volumosas e comprimidas, que se destinam ao transporte (ex.: fardo de palha). 2. Pacote, embrulho, volume.

28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

A metáfora do fardo pesado costuma ser usada para se referir a alguma situação que promove um peso emocional muito grande sobre alguém.

Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Esta declaração significa um terno convite do Senhor Jesus para que os pecadores creiam nele. Ninguém mais, além do Salvador, é capaz de aliviar e dar descanso ao que está cansado e sobrecarregado.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Situação de submissão a alguém por meio de violência; OPRESSÃO; SUJEIÇÃO: Encontravam-se sob o jugo do ditador.

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

As dependências químicas, ou seja, os vícios em substâncias psicoativas como álcool, drogas, tabaco, são fontes de fardos que carregamos e fazemos as pessoas à nossa volta carregar, porque familiares e amigos acabam tendo que lidar com os efeitos da dependência no convívio.

Sem dúvida é isso que significa carregar os fardos uns dos outros — são realmentefardos. E ninguém sabe quando serão aliviados na mortalidade, se é que o serão. Mas podemos caminhar juntos e compartilhar o peso. Podemos erguer nossos irmãos, assim como Jesus Cristo nos ergueu (ver Alma 7:11–13).

Cristo diz: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve” (Mateus 11:28 e 29).

3 carga, peso, bagagem, bala. Exemplo: O fardo já foi levado para o caminhão? Qualquer tipo de pacote: 4 pacote, embrulho, volume, trouxa, embalagem, invólucro, maço.

Quando deixamos a vida do próximo mais cinzenta, é ai que nos tornamos um fardo. O peso está na mágoa, tristeza, decepção que plantamos no coração das pessoas próximas a nós. Por isso, nos faria bem neste Natal analisarmos nossa vida e ver se não nos tornamos um fardo na vida de alguém.

Um jugo é algo que se coloca no pescoço para carregar fardos. O jugo simboliza o cativeiro ou a escravidão. Jeremias ensinou ao povo que Judá e as nações vizinhas ficariam sob o “jugo” da Babilônia. Ele advertiu que os falsos profetas poderiam ensinar o contrário, mas o cativeiro sem dúvida aconteceria.

julgo Julgo vem do verbo julgar. O mesmo que: sentencio, adivinho, avalio, conjecturo, determino, imagino, pressinto, pressuponho,... jugo s.m. Peça feita em madeira e utilizada para prender os bois à carroça ou ao arado; canga.

Isaías 10.27-"E acontecerá naquele dia, que a vossa carga será tirada do teu ombro, e o jugo será despedaçado pela unção."