Qual dígito do CPF corresponde ao estado?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

Uma forma de conferir o número do CPF é identificar o Estado em que foi emitido. Esse número corresponde ao ultimo algarismo anterior aos dois dígitos de controle. No exemplo CPF nº 000.000.008-00, o número 8 mostra que esse documento foi emitido no estado de São Paulo.

O número de inscrição no CPF é composto de onze dígitos decimais, sendo os oito primeiros aleatoriamente designados no momento da inscrição. Já o nono (antepenúltimo) dígito indica a região fiscal responsável pela inscrição.

Veja a tabela de códigos correspondentes a outros estados brasileiros: 1. Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins; 2.

Os primeiros oito dígitos, ABCDEFGH, formam o número-base definido pela Receita Federal no momento da inscrição. O nono dígito, I, define a Região Fiscal responsável pela inscrição. O penúltimo, J, é o dígito verificador dos nove primeiros. O último, K, é o dígito verificador dos noves anteriores a ele.

Um CPF só é valido se estiver cadastrado na base da Receita Federal. O CPF é composto de 11 algarismos, sendo os dois últimos dígitos verificadores. Através dos dígitos verificadores podemos saber se ele tem o formato correto sem precisar consultar a Receita Federal.

Desde o início das inscrições para receber o Auxílio Emergencial de R$ 600, pessoas cujo CPF é iniciado pelo algarismo zero não estão conseguindo ter seu cadastro aprovado. O mesmo acontece com dependentes de quem tem CPF que começa por zero.

Cada CPF válido é gerado pela Receita Federal a partir de séries numerais. Os oitos primeiros dígitos são o número-base de inscrição na Receita Federal, o dígito seguinte identifica o Estado de nascimento, e os dois últimos são dígitos de verificação.

É possível fazer a solicitação presencialmente nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa. Além disso, em certos estados há como fazer a solicitação gratuita em entidades públicas conveniadas.

No caso do CPF, o DV módulo 11 corresponde ao resto da divisão por 11 do somatório da multiplicação de cada algarismo da base respectivamente por 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 e 0, a partir da unidade.

Dígito verificador no CPF

  1. os oito primeiro dígitos são o número base;
  2. o nono dígito define a região fiscal;
  3. o penúltimo dígito é o dígito verificador módulo 11 dos 9 dígitos anteriores;
  4. o último dígito é o dígito verificador módulo 11 dos dez dígitos anteriores.

Este termo é utilizado para os CPFs dos contribuintes que estavam obrigados a entregar a sua declaração de imposto de renda em algum dos últimos 5 anos e não realizaram a entrega.

XX6-XX. Em destaque vemos o último número válido do CPF, ignorando os dígitos verificadores. Obtendo este número, no caso em exemplo 6, e verificando a tabela abaixo, somos capazes de afirmar que este documento foi emitido no estado de Minas Gerais.

180 milhões de CPFs na base de dados da Receita Federal. Como os ursos hibernam?

Portanto, a forma mais simples, rápida, fácil e gratuita de verificar uma data de nascimento pelo CPF é solicitar o documento para a pessoa. O documento de CPF contém o número que indica a pessoa física que detém o documento, o nome completo do titular e a data de nascimento, composta por dia, mês e ano.

O CPF armazena informações fornecidas pelo próprio contribuinte e por outros sistemas da Receita Federal. Devido a certas regras de configuração (clique aqui) dos números de CPF temos um fato curioso como consequência. A maioria dos CPFs válidos, a soma de todos os números de um CPF resultam em 33, 44, 55 ou 66!

Isso se justifica, devido a uma regra de sequência, de modo que a maioria dos CPFs válidos, quando somados, resultam em 33 44 55 ou 66. Além disso, o antepenúltimo número é referente ao estado em que a pessoa nasceu.

O que significa quando o CPF está inconsistente? O CPF inconsistente está relacionado a dados cadastrais divergentes nas bases de dados do governo e da Receita Federal.

A questão é: como é possível diferenciar se um número é um CPF ou CNPJ sem ser pela quantidade de caracteres? Considera apenas as últimas 14 posições (quantidade dígitos CNPJ). Se a String começar com 3 zeros (à esquerda) ela vai ser um CPF.