Qual dispositivo detecta fuga de corrente?

Perguntado por: acavalcanti9 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O que é um dispositivo DR? O Dispositivo DR é usado para detectar fugas de corrente em um circuito elétrico, e assim desligar o circuito imediatamente. Dessa forma, DR é a abreviação para Diferencial Residual.

Esse dispositivo tem por finalidade seccionar a energia elétrica que alimenta determinado circuito, na ocorrência de uma corrente de fuga que exceda determinado valor, sua atuação deve ser rápida, menor do que 0,2 segundos.

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Como resolver? Lembre-se de contratar um profissional qualificado para resolver a fuga de corrente. Não faça nenhum reparo com a chave geral ligada e, em hipótese alguma, utilize moedas, fios, lâminas de estanho ou de alumínio no lugar de fusíveis e disjuntores.

1. É ônus da concessionária de serviço público provar a regularidade do funcionamento do medidor, a higidez da leitura de consumo, bem como a questionada fuga de energia após o ponto de entrega, sem a qual o débito oriundo do aumento exorbitante no valor da fatura da unidade consumidora torna-se inexigível.

Principais causas da Fuga de Corrente
Emendas isoladas de maneira incorreta. Fios de equipamentos eletrodomésticos desencapados e que estão em contato com paredes húmidas. Conexão de vários equipamentos à mesma ficha. Falta de manutenção e revisão das instalações elétricas.

Interruptor Diferencial Residual (IDR)
O IDR é um dispositivo que protege a instalação exclusivamente contra fuga de corrente, isso quer dizer que sua função primordial é detectar correntes de falta no sistema e provocar seu seccionamento o mais rápido possível para evitar danos fatais aos usuários.

Ao contrário da corrente nominal, a corrente de um curto-circuito não depende da carga, mas sim das características do sistema elétrico! Por exemplo, um curto-circuito em uma instalação elétrica vai ser limitado pela impedância dos geradores, cabos e equipamentos da rede.

IDR: Dispositivo de diferencial residual, protege contra choques causados por vazamentos da correntes e é obrigatório em áreas molhadas. DPS: Dispositivo contra surtos atmosféricos, seu dispositivo de segurança interno queima ao receber uma descarga de raios garantindo a segurança do sistema elétrico.

O DR deve ser instalado em série com o disjuntor do circuito que se deseja proteger. A instalação deverá ser feita antes ou depois do disjuntor do respectivo circuito. O ideal é que toda a instalação de uma residência esteja protegida por um dispositivo DR.

O tipo de DR correto a ser utilizado em instalações elétricas é o Tipo AC. Detecta correntes residuais alternadas e são normalmente utilizados em instalações elétricas residenciais, comerciais e prediais. Em áreas industriais também são recomendáveis em características similares aos ambientes citados acima.

Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:

  1. Disjuntor que desarma constantemente.
  2. Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.
  3. Aumento inesperado na conta de luz.
  4. Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.
  5. Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.

Nobreaks

  1. Ajudam a manter a energia estável quando existe alguma oscilação na rede, não deixando que a instabilidade cause danos nos eletrônicos domésticos;
  2. Mantém a energia constante em caso de pico, para não sobrecarregar os aparelhos.

Serviços prestados de fornecimento de energia estão sob guarda do Código de Defesa do Consumidor . 3. A religação clandestina de energia que fora cortada por falta de pagamentos é ilegal e não enseja indenização por danos morais.

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício, cujo desconto no valor da conta de luz varia de 10% a 65%, é calculado de acordo com o consumo mensal de energia do domicílio.

Sempre que experimentar algum prejuízo em decorrência da falta de energia ou de alguma descarga elétrica, o consumidor deve, com a maior brevidade possível, procurar a empresa fornecedora de energia, relatando a ocorrência e pleiteando os ressarcimentos que entenda devidos.

A sigla ACV significa tensão em corrente contínua (alternate current voltage), sendo o mais comum se falar em medição de tensão alternada.

O amperímetro mede a intensidade da corrente elétrica através do alicate que possui – é por isso que muitas pessoas o chamam de alicate amperímetro. Esse alicate faz a medição do campo elétrico induzido: ele não tem contato direto com o circuito, a corrente passa em meio ao espaço que têm entre as pinças do aparelho.

Fusíveis são dispositivos de segurança que interrompem a passagem de corrente elétrica nos circuitos caso exceda uma margem de segurança.

Disjuntores termomagnéticos: oferecem proteção contra curtos-circuitos e sobrecargas. Quando essas falhas ocorrem, o disjuntor interrompe a alimentação do circuito em que está instalado, evitando que os efeitos se propaguem pela instalação.