Qual é a célula que dá origem a todas as células do nosso corpo?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O zigoto, ou célula-ovo, é a célula responsável por formar todas as outras, originando o nosso organismo.

As células do corpo humano são estruturas complexas que mantêm informações metabólicas e genéticas necessárias para o pleno funcionamento do organismo. Definidas como as menores unidades funcionais, atuam em conjunto, mas cada uma possui papel específico na produção de energia, nutrição e reprodução.

Admite-se que as primeiras células que surgiram na terra foram os procariontes. Isso deve ter ocorrido há 3,5 bilhões de anos, no começo do período pré-cambiano. Naquela época a atmosfera provalvelmente continha vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico.

A gema do ovo de um avestruz é, portanto, a maior célula do mundo em volume!

O zigoto (ou célula-ovo) é a célula a partir da qual se gera um novo ser vivo. Para que os gametas entrem em contato, é necessário um processo de fertilização. A fertilização pode se realizar de três maneiras diferentes: interna, externa e autogamia. Veja também: Zigoto.

Todos os seres vivos são constituídos por células que podem ser de dois tipos básicos: procariontes e eucariontes.

espermatozóide

células pequenas e grandes. A menor celula do corpo humano por exemplo, é o espermatozóide, ja a maior é o óvulo.

37.000.000.000.000 células no corpo humano! cerca de 0,6% do total. O estudo também calculou o número de bactérias que vivem em harmonia com nosso corpo. São 38 trilhões de bactérias, mais do que as células humanas!

Procariontes: bactérias e arqueobactérias; Eucariontes: protista, plantas, fungos e animais.
...
As células procariontes (ou as bactérias) possuem membrana celular que exerce o papel seletivo e também de:

  • delimitação celular;
  • parede celular;
  • cápsula bacteriana feita de polissacarídeos;
  • citoplasma.

Nem todas as células são iguais. As diversas partes do corpo são compostas por células também diferentes. Cada tipo de célula cumpre uma função que as outras não podem cumprir. Por exemplo, as células dos músculos podem contrair-se e relaxar-se para dar mobilidade ao corpo.

Em resumo, é possível dizer, então, que as células procariontes são mais simples que as eucariontes. Esse primeiro grupo não apresenta núcleo, organelas membranosas e citoesqueleto. Diferentemente, as eucariontes possuem todas essas estruturas.

Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.

Basicamente as células são formadas por uma membrana celular (delimita a célula e dá proteção), um citoplasma (onde estão as organelas) e um núcleo (responsável pela reprodução).

As hemácias são as células encontradas em maior quantidade no sangue de uma pessoa e sua concentração normal média é de 5 milhões por microlitro de sangue. Essas células destacam-se pela ausência de núcleo, por isso, são chamadas de anucleadas.

O tempo de vida de cada uma é muito variável. Podem viver apenas algumas horas (alguns glóbulos brancos), dias (pele, mucosa dos intestinos), poucos meses (glóbulos vermelhos), ou muitas décadas (alguns glóbulos brancos, neurônios, células musculares).

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

A função da célula é realizar todas as funções necessárias à vida, como por exemplo a obtenção de energia e a reprodução. Por isso a célula é a unidade fundamental dos seres vivos. As células é a unidade fundamental do corpo e do funcionamento.