Qual é a cidade mais poluída do Brasil?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, lideram a lista, seguidos por Porto Velho (RO) e Lábrea (AM). Em 2019, os 10 emitiram juntos 198 milhões de toneladas brutas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2e). Isso corresponde a mais poluição na atmosfera do que todas as emissões de países como Peru e Holanda.

1. Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Ao medir a quantidade das PM2. 5, o estudo aponta que a cidade chinesa de Hotan é a que apresenta o maior índice, com 110,2. Em seguida vêm as cidades indianas Ghaziabad (106,6), Bulandshahr (98,4) e Bisrakh Jalalpur (96).

1. Rio de Janeiro (média de 64 microgramas de poluentes por metro cúbico)

O Município de Marau ficou em primeiro lugar no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana. A pesquisa avalia, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a forma como cada município brasileiro destina o lixo sólido.

Suíça

As universidades norte-americanas de Columbia e Yale realizaram uma pesquisa para identificar os países mais limpos do mundo. A Suíça encabeça a lista mundial, seguida por Suécia e Noruega. Na América latina, a Costa Rica lidera o ranking.

População contribui para fazer de Porto Velho a capital mais suja do Brasil; para onde você olha tem lixo aos montões.

Na península de Brøggerhalvøya, de Spitsbergen, em Svalbard, o arquipélago norueguês no Oceano Ártico, situa-se a cidade de Ny-Ålesund. É considerada por muitos como a cidade com o ar mais limpo do mundo, mas por que é que é tão bem considerada?

Segundo Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, organização que calcula anualmente as emissões no Brasil, nos últimos 30 anos, cerca de 80% das emissões do país foram decorrentes de desmatamento e uso do solo para pecuária.

O título de menor poluente entre os países não-insulares, por sua vez, está com Liechtenstein, considerado um “microestado” fronteiriço entre a Áustria e a Suíça. O país é controlado por um dos príncipes mais ricos do mundo, Hans-Adam II, que também controla um banco na pequena nação de 37 mil pessoas.

Rio Tietê, São Paulo (1º lugar) - Com 1.010 km², nasce em Salesópolis, na serra do Mar, e atravessa o estado de São Paulo, banhando 62 municípios. Ocupa o topo do ranking por receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital - menos da metade dos moradores da bacia do Alto Tietê têm esgoto tratado.

E em primeiríssimo lugar, a Serra Leoa, esse país do continente africano, foi considerada o país mais carente de saneamento, recursos hídricos, biodiversidade e limpeza urbana. Sua pontuação na escala de 0,0 a 100 foi 32,1.

boca

Falo para meus clientes, que a boca é o local mais sujo do nosso corpo, pois temos mais de 700 tipos de bactérias e milhões delas habitam a boca. Hábitos inadequados ou falta de higiene bucal, além de causarem cáries, mal hálito e periodontites, podem acarretar problemas de saúde geral.

Marajá do Sena, no Maranhão, tem a pior renda per capita do país. O #Colabora esteve lá em 2018, mas com o Censo do IBGE adiado, a cidade segue com o título. Mais de 50% da população vive com menos de R$ 20 por dia.

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

Lugares lindos: conheça os 5 estados mais bonitos no Brasil

  • Santa Catarina. Santa Catarina está entre os destinos mais adorados pelos brasileiros. ...
  • Minas Gerais. Minas Gerais não tem praia, mas isso nunca foi problema para quem decide visitar o estado. ...
  • Rio Grande do Sul. ...
  • Bahia. ...
  • Rio de Janeiro.

O jeitinho mineiro, que tanto encanta os brasileiros, agora conquistou o mundo! Segundo o ranking global do Traveller Review Awards 2021, da Booking.com, o estado de Minas Gerais está entre as dez regiões mais acolhedoras do mundo.

Em 2011, o Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão e tornou-se o país mais jovem do mundo.

São Paulo – Com pouco mais que 460 mil habitantes, a cidade de Macapá (AP) é a primeira na lista das piores capitais para se viver no Brasil, segundo estudo da consultoria Macroplan.

São Paulo foi a capital com menor média no índice, com 7,7 mortes violentas por 100 mil habitantes em 2021, contra 9,5 no ano anterior e variação de -19,1%.

O município do Atibaia, distante a apenas 65 quilômetros da Capital, tem o segundo melhor clima do mundo, ficando atrás apenas de Davos, na Suíça. O dado é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).