Qual é a conta que tem maior grau de liquidez?

Perguntado por: umata . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 13 votos

Grau de liquidez - é o maior ou menor prazo no qual os Bens e os Direitos podem ser transformados em dinheiro. Ex.: conta Caixa é a de maior liquidez, por já ser dinheiro.

A organização do balanço patrimonial é sempre feita em ordem decrescente de liquidez. Ou seja, as contas que possuem um prazo mais imediato para serem ou resgatadas (no caso dos ativos) ou pagas (no caso dos passivos e do patrimônio líquido) são elencadas no topo do balanço.

O grau de liquidez no mercado financeiro trata-se de uma medida que indica a capacidade de um ativo ou investimento ser convertido em dinheiro. Dessa forma, o indicador mostra a facilidade de comprar ou vender no mercado.

Já a conta Veículos é de menor liquidez que a conta Caixa, pois demora mais para se transformar em dinheiro (primeiro precisa-se vender o veículo para depois ter o dinheiro em mãos).

A administração contábil das empresas utiliza 4 tipos de indicadores de liquidez para se organizarem:

  • Liquidez Corrente;
  • Liquidez Seca;
  • Liquidez Imediata;
  • Liquidez Geral.

Em geral, um exemplo de liquidez corrente considerada saudável está acima de 1,0. Assim, considera-se a empresa capaz de honrar suas obrigações financeiras de curto prazo.

Afinal, a liquidez está diretamente ligada às possibilidades de rendimento do investimento. Por exemplo, deixar dinheiro em produtos de liquidez alta é útil para ter suporte em emergências. De outro lado, ativos com liquidez mais baixa são aqueles que costumam promover a otimização dos seus ganhos.

Ativo circulante
Ou seja, em menos de doze meses, o que faz com que os ativos da empresa circulante têm maior liquidez. Por isso, eles podem ser convertidos em dinheiro de modo mais rápido. Isso é, são os ativos circulantes que darão o suporte financeiro que a empresa precisa para pagar suas despesas regulares.

A Liquidez Geral de uma empresa pode ser calculada a partir da seguinte fórmula: Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Se a liquidez geral for menor do que 1, significa que a empresa não possui, hoje, capital suficiente para arcar com todas as suas obrigações.

Como identificar se um ativo possui liquidez nas opções
Já as opções mais fora do dinheiro (OTM) ou mais dentro do dinheiro (ITM) tendem a ter menos negócios. Então uma forma eficiente de analisar a liquidez é através do Book de Ofertas das opções mais OTM e mais ITM.

É possível que as empresas sejam incentivadas a melhorar seu desempenho de liquidez. Isto pode ser feito usando o caixa para pagar dívidas de curto prazo. Em geral, este procedimento, aumenta a liquidez quando o índice é menor que a unidade.

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

Em que ordem devem ser apresentadas as contas no balanço patrimonial? Na hora de estruturar o balanço patrimonial do seu negócio, os ativos devem ser alocados no lado esquerdo, enquanto os passivos e o patrimônio líquido, no lado direito.

Liquidez é a capacidade de conversão de um bem em dinheiro. Ou seja, é a rapidez com a qual você consegue se desfazer de algo que você possui para receber dinheiro em mãos. A seguir, temos algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a entender como este é um conceito importante na hora de investir.

– Fórmula Índice de liquidez imediata
Desta feita, temos o indicador de liquidez imediata com uma fórmula um pouco diferente por levar em conta o ativos, valores que estão disponíveis para os gestores. A fórmula é a seguinte: Liquidez imediata = disponível / passivo circulante.

Você pode descobrir qual a liquidez de uma ação em portais de análise fundamentalista. A informação pode estar apresentada como “volume médio de negociações”, “liquidez média diária” ou algo semelhante.

A liquidez imediata é um indicador que sinaliza a capacidade da empresa de pagar suas dívidas de curto prazo. Por isso, seu resultado apresenta o percentual de passivos circulantes que pode ser quitado imediatamente com o caixa atual.

Para a aplicação dos INDICADORES de liquidez, utiliza-se apenas o Balanço Patrimonial; em aulas futuras, você verá que outros indicadores exigem a necessidade de outros demonstrativos, por exemplo, a Demonstração do Resultado do Exercício.

Os títulos públicos — Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA+ e Tesouro RendA+ — podem ser boas escolhas para ter investimentos com liquidez diária na sua carteira. Eles são emitidos pelo Tesouro Nacional, têm garantia atrelada ao Governo Federal e são negociados na plataforma Tesouro Direto.

Investimentos com liquidez diária

  • Poupança. A caderneta de poupança ainda é a opção de investimento mais popular do Brasil e ela permite ao investidor resgatar os valores a qualquer momento. ...
  • CDB. ...
  • Títulos Públicos do Tesouro Direto. ...
  • Fundo DI. ...
  • Ações. ...
  • Fundos Imobiliários.