Qual é a cor de pele mais rara do mundo?

Perguntado por: isoares3 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Pessoas com uma condição rara chamada metemoglobinemia têm pele azul. Os Blue Fugates do Kentucky são a única família conhecida que carrega esse traço. EDIT: Então, aparentemente, a imagem que encontrei online é de Paul Karason, que possui argiria, não metemoglobinemia. Ainda assim, a cor mais rara de pele é azul.

Connie Chiu nasceu em Hong Kong. A quarta criança de uma família chinesa, ela foi a única nascida com albinismo.

Os destaques são os tons de loiro claro e loiro dourado, que neste ano passou a ser mais usado com um fundo mais puxado para o amarelo. A tendência é que essas cores de cabelo continuem em alta em 2022, especialmente no verão, quando a procura por cabelos mais claros e vibrantes aumenta.

Cabelos naturalmente pretos são muito raros e geralmente podem ser encontrados em asiáticos, indígenas, africanos e seus descendentes. Fios tão escuros quanto esses tendem a ser mais grossos e mais resistentes às descolorações e alisamentos.

Mas afinal, por que será que nenhum bebê nasce com os fios coloridos? “Como nosso corpo não produz nenhum tipo de pigmentação colorida, é impossível que nosso cabelo nasça de outra cor que não as já conhecidas”, garante a tricologista.

Dizem que as loiras são unanimidade entre o sexo masculino, mas uma nova pesquisa contraria o senso comum: os fios longos e castanhos foram classificados como os mais atraentes na opinião dos homens.

As cores mais escuras têm polímeros maiores que aderem na fibra capilar e, portanto, têm mais dificuldade de sair do cabelo nas lavagens, deixando reflexos indesejáveis.

Castanho Escuro 3.0 Cor&Ton
Agora, resta explicar melhor as diferenças entre o castanho escuro e o preto. Essas duas cores são as mais predominantes nas madeixas das brasileiras e possuem, sim, particularidades que as diferenciam.

Uma análise genética do esqueleto de 10 mil anos revelou que a pigmentação de sua pele era de "escura a negra".

Os portugueses, assim como outros povos do sul da Europa e mediterrânicos, são uma população predominantemente morena.

Hoje, conforme o gráfico abaixo, temos 47,7% que se autodeclaram da cor branca, 43,1% parda e 7,6% preta, além de 1,1% amarela e 0,4% indígena.

Uma cor quente e com reflexos dourados, geralmente feita em uma base pouco escura, que combina com todos os tons de pele". O castanho caramelo, ou castanho iluminado, também promete bombar. "Seja na versão loira ou acastanhada, é uma das tendências para 2023.

Para determinar o seu fototipo exato, é recomendado ir a um dermatologista. Ele pode avaliar a cor dos seus olhos, do seu cabelo, do seu rosto, antes e depois de bronzear, a quantidade de sardas e muitos outros fatores.

Ter os cabelos encaracolados é privilégio de apenas 11% da população. Em outras épocas, esse tipo de cabelo era visto como fora do “padrão de beleza”, porém, há alguns anos, movimentos com mulheres que utilizam os cabelos cacheados cresceram se tornando sucesso mundial.

De acordo com o tricologista, não há uma explicação genética ou evolutiva para que as cores dos nossos cabelos sejam apenas essas. A maioria dos mamíferos segue o mesmo leque de tonalidades dos humanos. Sorte da indústria de tinturas.