Qual é a cor do ouro?

Perguntado por: alima . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Quando extraído da natureza, o ouro tem um tom de amarelo bem forte, mas a presença das ligas metálicas de prata e cobre transformam esse tom amarelo, deixando-o mais suave. Essa tonalidade é considerada um clássico, geralmente usada em peças mais tradicionais.

Os Tipos de Tonalidade de Ouro. Existem vários tipos de ouro mas os mais conhecidos e comercializados são: amarelo, branco e rosé. Além desses, existem outras tonalidades menos usuais mas também existentes, são o ouro champagne, verde, vermelho e negro.

Você sabia que a cor do ouro é obtida por meio da mistura do ouro puro com outros metais preciosos, como paládio, prata e cobre? O ouro, como é encontrado na natureza, é um metal muito macio, de forma que ele amassa facilmente.

Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim. Então, para saber se é ouro de verdade ou apenas uma peça banhada a ouro, basta usar um imã grosso próximo da joia. Se houver atração, é possível que realmente não seja ouro verdadeiro.

Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k.

O ouro é um metal de coloração amarela, com brilho característico.

Se ficar verde, significa que a jóia é apenas banhada a ouro. Se ficar esbranquiçado e leitoso significa que é prata folheado com ouro.

Ouro 24k ou Ouro Mil
O ouro puro, feito 99,9% do mesmo metal, é comumente chamado de ouro mil ou ouro 24K.

A pureza do ouro é medida pelo sistema de quilates (Karat em inglês), que foi desenvolvido para medir a proporção de ouro puro com relação a outros metais ou ligas presentes em uma joia.

Procure Pela Marcação Na Joia
É comum que as joias, principalmente anéis de ouro, apresentem uma marca sutil e pequena na sua parte interna. No caso do ouro 18K, o mais comum é a marca com o número “750”, referente à porcentagem de 75% de ouro puro na fabricação.

mas por que o ouro fica vermelho? Assim como a prata e as semi joias, o ouro pode sofrer alterações na cor e no brilho por conta da oxidação, quando entra em contato com o ar, a luz e a umidade.

Apesar do ouro e da prata serem metais de qualidade, alguns factores influenciam na oxidação desses metais, pois tendem a sofrer reacções quando entram em contacto com oxigénio, suor, água salgada e produtos químicos.

O ouro branco é tão valioso quanto o de outras cores. É uma liga composta por ouro e outros metais brancos. Normalmente ele é composto a partir da mistura com o níquel ou a prata e o paládio.

Quais os principais tipos de ouro: teor e colorações

  • Os principais teores do ouro são: Como você já deve ter percebido, para medir o teor do ouro usamos 24 partes. ...
  • Ouro amarelo. É o ouro em sua cor natural. ...
  • Ouro branco. ...
  • Ouro rosé ...
  • Ouro “nobre”