Qual é a dança típica da Bahia?

Perguntado por: lcurado . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Baião. Esse é um dos ritmos mais conhecidos da região. O baião é a dança cantada que mistura elementos indígenas, portugueses e africanos.

A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...

Forró

Mas, com certeza o mais popular dentre os ritmos e danças típicas nordestinas é o Forró. Dizemos isso com propriedade, visto que o Forró é dançado não somente no nordeste, como no Brasil inteiro.

A forte influência africana está presente em ritmos como maculelê, maracatu, samba de roda, reggae e axé. Porém, as danças tradicionais da Bahia também carregam elementos da própria região Nordeste e indígenas, como no baião.

O Axé, ou Axé Music, é um gênero musical que surgiu no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando o Samba-Reggae, Frevo, Reggae, Merengue, Forró, Ritmos do Candomblé, Pop Rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos.

HistóriaA origem das baianas remonta ao período da Colônia, quando as negras de ganho percorriam as ruas da cidade com tabuleiros equilibrados sobre a cabeça vendendo comida. No tabuleiro, estavam as iguarias dos orixás, acarajé, vatapá, abará, que as filhas de santo comercializavam como obrigação do Candomblé.

caboclinhos

A dança chamada caboclinhos é originária de povos indígenas do nordeste ainda no século XVI. Hoje se manifesta através de grupos de pessoas com vestimentas que se assemelham às dos povos originários, com penas e adereços.

Alguns estilos musicais desta região que podemos destacar são o forró, o xote, o baião, frevo e axé. Grandes artistas nordestinos representam esta região, e incentivam que as pessoas viagem para lá, para conhecer a cultura local.

Danças folclóricas são danças típicas que carregam manifestações populares e significados de um determinado povo. Elas também servem como ferramenta de compartilhamento do patrimônio e sua herança histórico-cultural. As danças folclóricas estão presentes em todo o mundo, com as particularidades de cada cultura.

Há ainda festivais folclóricos, como folguedos e cavalhadas, assim como a preservação de danças tradicionais, como o coco de roda, a ciranda e o xaxado. Na música, destacamse os ritmos forró, xote e baião.

dança do coco

Entre as diversas manifestações culturais que povoam o Ceará, a dança do coco está presente como prática popular do litoral ao sertão do estado.

O samba é uma das danças brasileiras de grande reconhecimento para a cultura do país. Seu início no Brasil se deu com a chegada dos negros. Intitulado como uma dança afro-baiana, o samba começou no país na região da Bahia, dançado pelos escravos nas senzalas.

O folclore da Bahia é a representação cultural dos costumes e das tradições do povo baiano, estando presente em hábitos, ritmos, vestimentas e até na culinária. Sempre enaltecendo e preservando parte de suas origens até os dias atuais. E o estado da Bahia é uma das regiões recheadas de diversos elementos culturais.

Tipos de dança: principais estilos e ritmos

  1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ...
  2. Dança contemporânea. ...
  3. Jazz. ...
  4. Sapateado. ...
  5. Samba. ...
  6. Forró ...
  7. Dança de rua. ...
  8. Dança de salão.

Além do Carnaval, outras festividades de destaque no estado são as festas religiosas, as festas juninas e as vaquejadas. O axé é um gênero musical tipicamente baiano, mas no estado há ainda músicos importantes de bossa-nova, samba e pagode.

A Festa do Bonfim, objeto desta pesquisa, que visa ao inventário e registro da principal manifestação religiosa popular dos baianos como patrimônio patrimônio cul- tural brasileiro, homenageia o Jesus Crucificado, o Se- nhor do Bonfim, e acontece no mês de janeiro, após a Epifania, o dia 6 dedicado aos Santos Reis.

A palavra axé é utilizada no contexto das religiões afro-brasileiras, principalmente em cumprimentos. Ela tem sua origem na língua iorubá e significa força de realização, poder e desejo felicidade.

Luiz Caldas

De acordo com o cantor e compositor Luiz Caldas, considerado precursor do gênero, o axé vive um momento maravilhoso e as mudanças fazem parte do novo cenário musical. Ele destaca que o ritmo levou Salvador para o mundo e inovou o carnaval baiano.

A dança Axe é uma dança afro-brasileira que se originou na região da Bahia, no Brasil. Essa dança é uma forma de expressão artística e cultural que combina movimentos corporais e música, com raízes na tradição dos rituais africanos.

O topônimo "Bahia" é uma referência à Baía de Todos os Santos, a qual deu o nome, originalmente, à Capitania da Baía de Todos os Santos. A capitania foi transformada, em 1821, em província. Em 1889, a Província da Bahia tornou-se o atual Estado da Bahia.