Qual é a definição de defesa pessoal?

Perguntado por: ivieira9 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Defesa Pessoal é o conjunto de movimentos de defesa e ataque, abstraídos de um ou mais estilos de Artes Marciais, que objetivam promover a defesa pessoal própria ou de terceiros, conjugando, ao máximo, as potencialidades físicas, cognitivas e emocionais do agente.

A Defesa Pessoal tem o objetivo de trazer uma relativa calma num momento de tensão. Ela pode e deve ser ensinada para crianças, adolescentes e adultos, principalmente dos grandes centros urbanos. Os casos de agressões a mulheres pelos seus parceiros ou desconhecidos, casos de bullying, tentativas de agressões.

Promover a identificação e avaliação das ameaças, suscetibilidades e vulnerabilidades a desastres, de modo a evitar ou reduzir sua ocorrência.

Classificação das Defesas Preliminares
As defesas preliminares podem ser de três tipos: peremptórias, dilatórias e dilatórias potencialmente peremptórias. As defesas peremptórias são aquelas que, caso acolhidas, ensejarão a extinção do processo: é o que chamamos anteriormente de vício insanável.

Quais tipos de equipamentos podem ser usados para a defesa pessoal?

  1. Facas. As facas podem ser usadas e portadas no dia a dia, com a finalidade primária de ter uma ferramenta de corte sempre à mão para abrir caixas, cortar cordas e, de forma atípica, serem utilizadas para defesa.
  2. Canivetes. ...
  3. Bastões. ...
  4. Kubaton. ...
  5. Push dagger.

Com uma mão, segure o dedo mínimo e o anelar do oponente. Com a outra, o dedo médio e o indicador. Puxe os dedos para os lados e, ao mesmo tempo, dobre o punho para cima. Caso não consiga segurar a mão do oponente, use um dedo ou o punho para atingi-lo na região entre as clavículas.

"Nos termos do art. 25 do Código Penal: 'Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem'. Como se extrai do art. 23, II, do Código Penal, a legítima defesa é causa de exclusão da ilicitude.

O princípio da atuação na Defesa Pessoal é a ausência, ou diminuição pelo menos, do uso de força, recorrendo à física, biomecânica e anatomia.

Defesa Pessoal no Brasil
A defesa pessoal tornou-se conhecida no Brasil na década de 90 quando a mídia começou a divulgar principalmente nos meios televisivos o Krav Maga, modalidade do serviço militar israelense precursora dos sistemas defensivos de autodefesa militar e civil.

A defesa pessoal salva vidas, evita confrontos maiores e acima de tudo traz mais confiança para todos os envolvidos!

O primeiro ponto e um dos mais essenciais: seja direto. Evite parágrafos muito longos e tente não ficar dando voltas no assunto. Vá direto ao ponto. Isso não significa que você deva deixar de abordar os pontos importantes, mas que deve fazer isso de uma forma sucinta.

O direito de defesa, como direito fundamental inerente à pessoa humana, está elencado em nossa Constituição Federal de 1988, no seu artigo 5º, inciso LV, nos seguintes termos: “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e ...

Os dois tipos básicos de organização defensiva são defesa por zona – na qual o jogador é responsável por cuidar de uma região particular da quadra – e defesa individual – na qual cada jogador é responsável por marcar um adversário específico, independentemente da porção da quadra que ele ocupa.

O Projeto de Lei 681/22 autoriza às mulheres sem antecedentes criminais, ocupadas e com endereço fixo a aquisição, a posse e o porte de lâminas ou artefato cortante ou perfurante de até dez centímetros destinados à proteção pessoal.