Qual é a definição de polígono regular?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Um polígono é considerado regular quando ele é convexo e possui todos os lados e ângulos com a mesma medida. Observe na imagem abaixo alguns exemplos de polígonos regulares.

O que são polígonos? São figuras geométricas planas compostas por apenas uma linha fechada e seus lados são segmentados por retas. Um quadro, por exemplo, é um polígono, uma vez que possui quatro lados. Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados.

Polígono Regular – possui todos os lados e ângulos congruentes. Triângulo Regular • Polígono Irregular – possui lados e/ou ângulos internos com medidas diferentes. Lados e ângulos internos com medidas diferentes.

Existem dois tipos de polígonos: plano e não plano. Além disso, os polígonos são classificados em convexos e não convexos.

Existem apenas três polígonos regulares que pavimentam o plano: o quadrado, o hexágono regular e o triângulo eqüilátero.

Todos os polígonos regulares podem ser girados em torno de um eixo de simetria, e ele ainda será igual; Todo polígono regular pode ser circunscrito por um círculo que toca todos os seus vértices; Todo polígono regular tem um círculo inscrito, ou seja, um círculo que toca os pontos médios de cada lado.

Um polígono é irregular quando seus lados não são todos iguais e seus ângulos internos não tem a mesma medida.

Um polígono é considerado regular quando ele é convexo e possui todos os lados e ângulos com a mesma medida.

Os polígonos regulares são que possuem todos os lados e ângulos de mesma medida. Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a fórmula geral é: semiperímetro multiplicado pelo apótema.

Polígonos são figuras geométricas planas, com lados, fechadas e formadas por segmentos de reta que não se cruzam. Eles são renomeados de acordo com o número de ângulos ou de lados, por exemplo: triângulo (3 lados), quadrângulos (4 lados), pentágono (5 lados), etc.

Triângulo é um polígono de três lados. É o polígono que possui o menor número de lados.

Os polígonos podem ser classificados de acordo com o número de lados que a figura possui, veja agora suas classificações: Triângulo – possui 3 lados. Quadrilátero – possui 4 lados. Pentágono – possui 5 lados.

Classificação de Polígonos

3 – tri8 – octa18 – octadeca
4 – tetra9 – enea19 – eneadeca
5 – penta10 – deca20 – icosa
6 – hexa11 – hendeca
7 – hepta12 – dodeca

Os elementos de um polígono são: vértice, lados, ângulos internos, ângulos externos e diagonais.

[ Geometria ] Diz-se de figura geométrica cujos lados e ângulos são iguais.

Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas formadas por segmentos de reta. Os polígonos dividem-se em dois grupos, os convexos e os não convexos. Quando um polígono possui todos os seus lados iguais e, consequentemente, todos os ângulos internos iguais, trata-se de um polígono regular.

Polígonos são figuras planas fechadas formadas por lados que, por sua vez, são segmentos de reta e não se cruzam em nenhum ponto. Polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam.