Qual é a densidade do ar?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

1,2754 kg/m3

Nas condições padrão de temperatura e pressão, conforme IUPAC (0 °C e 100 kPa), o ar seco tem uma densidade de 1,2754 kg/m3. Para 20 °C e 101,325 kPa, o ar seco tem uma densidade de 1,2041 kg/m3.

O ar é invisível, mas tem peso, apesar de ser muito reduzido (cerca de 1,29g por cada litro de ar). Mas é importante perceber a importância deste peso, pois é através dele que entendemos o que é a pressão atmosférica.

O Hexafluoreto de Enxofre (SF6) é um gás inerte, cerca de 5.1 vezes mais denso que o ar. Essa densidade maior, faz com que quando ele é inalado, cause o efeito oposto ao do hélio (menos denso que o ar), fazendo com que as cordas vocais vibrem de maneira diferente e a voz saia mais grossa.

Como o ar é compressível, diminui também a densidade com a altura, o que contribui para diminuir ainda mais o peso da coluna de ar à medida que a altitude aumenta. Inversamente, quando a altitude diminui, aumenta a pressão e a densidade.

Densidade. O ar tem peso graças à gravidade, a força que atrai todas as coisas para o centro da Terra, por isso a concentração dos gases é maior próximo ao nível do mar, consequentemente mais denso.

Ar rarefeito é um gás pouco denso presente na atmosfera em condições especiais. O ar rarefeito está em regiões de baixa pressão atmosférica e grandes altitudes.

1,3 quilo

Quanto pesa o ar? O ar é mais pesado do que parece. Em condições normais, a uma altura equivalente ao nível do mar, o gás que respiramos pesa 1,3 quilo por metro cúbico.

1 kg/l

Cada litro corresponde a 1 decímetro cúbico ou também a 0,001 metro cúbico. Como referência, 1 litro de água corresponde aproximadamente a 1 quilograma da mesma substância, uma vez que a densidade da água se aproxima de 1 kg/l.

Então, se formos considerar 1 litro de água, ele será equivalente a 1 kg, pois sua densidade é 1.

1,2754 kg/m3

Nas condições padrão de temperatura e pressão, conforme IUPAC (0 °C e 100 kPa), o ar seco tem uma densidade de 1,2754 kg/m3.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel.

ósmio

Portanto, os elementos mais densos são metais: o ósmio (22,6 g/cm3) e o irídio (22,5 g/cm3).

A densidade de referência da água é 1 g/cm³, enquanto do ar, de 0,001 g/cm³. Ou seja, a água é mil vezes mais densa que o ar!

A pressão média do ar ao nível do mar é 101,325 KPa ou 1013,25 mb ou 760 mmHg e o intervalo usual de variação está entre 970 mb até 1050 mb.

É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

Que ao se tornar menos denso ele sobe, por causa do empuxo do ar externo, novamente todo mundo sabe: assim que são feitos os balões. Logo, é mais quente nas montanhas – para onde vai o ar aquecido – do que no litoral?

Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água. E a densidade é também adimensional, pois é a razão entre duas densidades com mesmas unidades.

As bexigas que compramos estão preenchidas com o gás hélio (He), que possui densidade menor que a densidade do ar, por isso sua tendência é subir.

O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente.