Qual é a densidade do isopor?

Perguntado por: uamorim6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Propriedades e Características Técnicas do EPS Isopor

PropriedadesNormaTipos de EPS Isopor®
Densidade aparente nominalNBR 1194922,5
Densidade aparente mínimaNBR 1194920
Condutividade térmica máxima (23°C)NBR 120940,037
Tensão por compreensão com deformação de 10%NBR 8082?110

O isopor de alta densidade ou Poliestireno Expandido tem sido cada vez mais utilizado principalmente na construção civíl, cenografia, aeromodelismo, esculturas, pranchas de Stand Up entre outros pela sua grande resistência mecânica, fácil trabalhabilidade aliado à leveza e flutuabilidade, proporcionando agilidade, ...

O T3, com densidade nominal de 14 Kg/m³, é comumente utilizado para a construção de lajes, por exemplo. Enquanto isso, o T6, com densidade de 27,5 Kg/m³, apresenta uma superfície bem resistente, atendendo às necessidades de obras mais robustas ou que demandam maior precisão.

15L

127Micropérolas de Isopor (EPS) para Proteção e Enchimento - 1KgPacote com 1Kg (aproximadamente 15L) de micropérolas de isopor (EPS) para proteção e envio de produtos eletrônicos pelos Correios ou outras transportadoras.

Flocos de Isopor – 100 Litros – (1 unidade)

Peso30 kg
Dimensões93 × 57 × 23 cm

Chapa de Isopor 2 X 1 m X 25mm - Densidade P2
O Poliestireno Expandido (isopor) é um produto 100% reciclável. Tem como característica a leveza, capacidade de isolamento térmico e um baixo custo. É ideal para ser utilizado em consumo, embalagens, construção civil, refrigeração, rebatedor de luz e isolamento térmico.

T2P – o “T2” indica que o material tem densidade mínima de 11Kg/m³. A Classe “P” indica que o material é puro, porém não é retardante a chama. T2F – o “T2” indica que o material tem densidade mínima de 11Kg/m³.

Baixo peso específico: podem ser obtidas densidades ao redor de 9 kg/m³ podendo chegar até mais de 40 kg/m³, normalmente, mais de 97% de seu volume é constituído de ar, as peças moldadas, possuem maior densidade que os blocos.

Com uma densidade diferente do EPS comumente encontrado em papelarias, a placa de EPS Isopor® para molduras é mais resistente, com maior precisão nos detalhes.

EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido. Foi descoberto na Alemanha em 1949 pelos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz. No Brasil é popularmente conhecido como Isopor®, marca registrada da empresa Knauf Isopor.

1. Tipos e densidades. As peças de EPS Isopor® se dividem em dois segmentos: recortados e moldados. Os recortados referem-se às placas de poliestireno, como as direcionadas para a construção civil e a papelaria, e os moldados são as peças produzidas a partir da injeção do material, como as caixas térmicas, por exemplo.

“É a densidade que dirá qual a dureza que um determinado produto possui, com aumento ou diminuição da densidade automaticamente é alterada a massa deste produto”, concluem.

30 mm

Para o isolamento térmico em lajes, o EPS é o material ideal. Sua leveza garante um manuseio e utilização de extrema rapidez. Obter o isolamento desejado não é necessário placas que tenham uma espessura muito alta, 30 mm já são suficientes para um trabalho eficaz.

Durante o processo de fabricação, o material usado para laje de isopor tem um tratamento diferente, tornando a placa mais resistente. O isopor de laje é conhecido como EPS de alta densidade.