Qual é a diferença de Isa e Iza?

Perguntado por: mzagalo7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Try watching this video on www.youtube.com, or enable JavaScript if it is disabled in your browser. REGRA: O sufixo 'isa' é formador de substantivos femininos. REGRA: O sufixo 'iza' é formador de verbos a partir de substantivos e adjetivos.

Usa-se o sufixo “IZAR” quando a palavra primitiva não tem “S” na última sílaba. Usa-se “ISAR” quando a palavra primitiva tem “S” na última sílaba.

A resposta parece simples a partir do momento em que constatamos que os verbos terminados em –isar são formados por palavras cujo radical termina em “s”. Logo, “ar” não representa um sufixo, mas sim a terminação verbal referente à primeira conjugação, uma vez agregada a este radical.

Iza: Significa “casta”, “pura”. O mesmo que Isa, é um apelido para as variantes de Isabel, que vem do hebraico Izebel, que quer dizer “casta, pura”. Isabel pode está relacionado também como uma forma medieval de Elisabete, originado a partir do hebraico Elishebba, significa “Deus é juramento” ou “consagrada de Deus”.

A regra aqui é bem simples, se a palavra primitiva contiver um 's', esse 's' permanece na palavra derivada, apenas acrescentamos o sufixo 'ar'. Caso não tenha um 's', o sufixo acrescentando é o sufixo 'izar', com 'z'.

Algumas palavras são escritas com -esa por causa do seu étimo latino:

  • mesa;
  • sobremesa;
  • turquesa;
  • framboesa;
  • obesa;
  • ilesa;
  • coesa;

Os verbos terminados em IZAR, por sua vez, formam-se de nomes (adjetivos, principalmente) aos quais se agrega o sufixo -izar, que significa "tornar, transformar em". Assim sendo, de visual + izar formamos visualizar; de neutro, neutralizar; de tranquilo, tranquilizar; de harmonia, harmonizar.

abisa, acisa, alisa, alisá, anisa, avisa, avisá, beisa, brisa, coisa, coisã, Deisa, Elisa, elisá, frisa, frisá, frisã, Geisa, grisa, grisã, guisa, irisa, Laisa, Laísa, loisa, luisa, Luísa, Maísa, Naísa, poisa, prisã, Raisa, Seisa, Taisa, Taísa, trisa, Vaísa, Waísa.

Existe na língua portuguesa o sufixo ar e izar. O sufixo isar não existe! E aí vem a regra: Verbos que derivam de palavras que já possuem a letra s, permanecerão grafados com s na palavra derivada e acrescentará o sufixo ar.

b) com os verbos terminados em IZAR, por sua vez, não há esse grupo is + vogal nos sufixos das palavras que lhes correspondem. Eles se formam de nomes aos quais agregamos o sufixo -izar. Para isso, são feitos acréscimos, eliminações ou mudanças de letras às quais estamos familiarizados.

Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.

Por que uns se escrevem com Z e outros com S? ParaliSar, aliSar, piSar, analiSar,cicatriZar tranquiliZar, harmoniZar, cristaliZar, ameniZar… Observe que, em todos esses casos, o sufixo que participa da formação do verbo é o sufixo -AR.

Para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por Chlamydia trachomatis, Haemophilus ducreyi ou Neisseria gonorrhoeae (tipos de bactérias) sensível, a dose é de 1000 mg, em dose oral única.

O ex-participante do Big Brother Brasil Victor Hugo Teixeira se declara “demissexual birromântico”, ou seja, tem as características da demissexualidade, sentindo atração por homens ou mulheres.

Rio de Janeiro

Nascida e criada no bairro de Olaria, Zona Norte do Rio de Janeiro, IZA começou a cantar no coral de uma igreja logo na infância e, aos 14 anos, começou a fazer pequenos shows em retiros e outras paróquias da região.

Podemos conhecê-lo apenas como diminutivo mas Isa é também nome próprio e é precisamente sobre esse facto que se debruça esta publicação.

Continuar lendo Onde Isa Morais mora?