Qual é a diferença entre corrente contínua e corrente alternada?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Uma das diferenças entre as duas correntes elétricas, é que enquanto na contínua os elétrons movem-se em um único sentido, na alternada há elétrons que variam constantemente de direção.

A corrente contínua, que pode ser chamada de CC ou DC (do inglês Direct Current), é o fluxo ordenado de elétrons dentro de um condutor. Esse tipo de corrente elétrica flui do pólo negativo para o polo positivo de um circuito. Esse é o chamado sentido real da corrente elétrica.

Além disso, a corrente alternada sofre muito menos perdas de energia do que a corrente contínua. Nossas casas funcionam com corrente alternada porque é mais eficiente que a corrente contínua na transmissão de energia. Há duas maneiras de falar sobre corrente elétrica: no sentido verdadeiro e no sentido convencional.

Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta.

A corrente contínua, abreviada pela sigla “CC” ou do termo em inglês Direct Current (DC), é todo tipo de corrente que, quando percorrida em um circuito, não altera seu sentido de circulação. Portanto, todo circuito CC possui polaridade positiva (+) e negativa (-).

Sua potência máxima em 127V é de 2540W (127V*20A), já para 220V essa potência pode chegar a 4400W (220V*20A). A tomada de 20A suporta mais corrente do que a de 10A, consequentemente os seus cabos devem ter bitolas maiores.

Em geral, a corrente contínua (CC) é menos perigosa que a corrente alternada (CA). Os efeitos da corrente alternada no organismo dependem em grande parte da velocidade com que ela alterna (isto é, sua frequência), que é medida em ciclos por segundo (hertz).

A medida Volts (V) é relacionada à tensão elétrica. Watt (W) é a medida de potência elétrica que indica a quantidade de energia em joules que é convertida, usada ou dissipada em um segundo.

Vale lembrar que desde 1999 a energia que chega nas casas não é mais a tensão nominal de 110 volts, como comumente falamos, pois ela foi substituída pela de 127 volts.

A corrente alternada diz-se ser a corrente da natureza, pois é gerada a partir de elementos naturais como quedas d'água, vento, que fazem girar um ímã ou uma bobina para gerar a corrente, como dito acima. Essa é a corrente que chega até as tomadas das nossas casas.

Enquanto o símbolo da bateria é usado como um símbolo genérico para qualquer fonte de tensão CC, o círculo com a linha ondulada no interior é o símbolo genérico para qualquer fonte de tensão de corrente alternada (CA).

Em sua maioria, os Multímetros digitais são separados para medir grandezas em corrente contínua (DC ou CC, cujo símbolo é um traço reto reto contínuo e outro paralelo e tracejado) e em corrente alternada (AC ou CA, cujo símbolo é um “til”).

As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).

Na corrente alternada, os elétrons invertem o seu sentido várias vezes por segundo. A corrente alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica a longas distâncias devido à facilidade relativa que esta apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores.

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.