Qual é a diferença entre arrependimento e remorso?

Perguntado por: umello . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Remorso é a vergonha de ser descoberto em pecado. Arrependimento é um sentimento profundo de tristeza por um erro cometido — muitas vezes, sem que esse sequer tenha sido descoberto — e que necessariamente vai levar a uma mudança de vida. Quando há arrependimento, há mudança de mentalidade.

Remorso é um sentimento experimentado por aqueles que acreditam que cometeram uma ação que infringe um código moral (pessoal ou não) que obedecem. As pessoas sentem remorso quando temem serem punidas por erros que cometeram.

Atormentador senso de culpa por mal ou crime praticado (#/RA Mt 27.3). É diferente do ARREPENDIMENTO, que é tristeza pelo pecado cometido acompanhada da decisão de abandoná-lo.

Portanto, arrependimento é um estado de tristeza movido pelo reconhecimento dos erros cometidos que altera o comportamento do indivíduo. Assim, ele abandona as más condutas e se volta para Deus, a fim de alcançar paz de espírito.

Um indivíduo que sente remorso sabe muito bem o quanto essa sensação é angustiante. Além dela, outras impressões e sentimentos negativos costumam afetar o humor da pessoa, como: Culpa.

Existem dois tipos de arrependimento dos pecados: atrição e contrição.

Sociopata não sente remorso
Mesmo que suas ações afetem negativamente alguém, os sociopatas não tem consideração pelo mal que faz ao outro e conseguem agir como se não tivessem feito nada.

Arrependimento: 2 dor. 3 arrependimento, compunção, contrição.

O remorso é uma emoção que surge quando cometemos um erro ou falhamos em algo que consideramos importante. É uma sensação natural e saudável que nos ajuda a refletir sobre nossas ações e nos tornar melhores no futuro.

A única forma de minorar o remorso é ganhar o perdão de quem se viu prejudicado. Para tanto, é preciso se conscientizar da falha e, humildemente, pedir desculpas. Mas só serve se for com o coração.

Remorso pode ser considerado útil
A inquietação, o abatimento da consciência de quem percebe ter cometido uma falta, agido mal, recebe o nome de remorso, que para alguns pode, ou não, surgir após o sentimento de culpa.

8 ações para evitar o remorso e o arrependimento

  1. Seja você mesmo. ...
  2. Não deixe que ninguém crie seus sonhos. ...
  3. Não fique perto de pessoas negativas. ...
  4. Não evite o crescimento e as mudanças. ...
  5. Não desista nos momentos difíceis. ...
  6. Não deixe o ego lhe controlar. ...
  7. Entenda que você não pode administrar tudo. ...
  8. Procure ajuda.

Preparar nove tiras com os seguintes dizeres: Passos para o Arrependimento: Reconhecer o erro, Prometer não repetir o pecado, Comprometer-se novamente, Fazer restituição, Sentir tristeza verdadeira, Saber que é necessário tempo, Perdoar a si e aos outros, e Receber perdão do Senhor.

O arrependimento é uma mudança de coração e mente que nos aproxima de Deus. O arrependimento inclui afastar-se do pecado e voltar-se para Deus para obter o perdão. Ele é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos.