Qual é a diferença entre Direito Público e Direito Privado?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A diferença entre direito público e privado é que o público lida com questões relacionadas a pessoas que atuam no poder público, servindo somente aos interesses públicos, enquanto o privado serve aos interesses particulares (pessoas ou empresas).

São pessoas jurídicas de direito privado: as associações; as sociedades e as fundações. Iniciam sua personalidade jurídica com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização do Poder Executivo.

O Direito Privado é uma área, que como o próprio nome já entrega, discute e busca organizar questões relacionadas aos interesses particulares (privados). Na prática, isso significa dizer que os agentes envolvidos nos processos estão em igualdade de condições. Ou seja, nenhuma parte é superior à outra.

Os espaços públicos são aqueles de uso comum e que pertencem a toda população, já os espaços privados são aqueles de propriedade privada, ou seja, pertencem a alguém, que pode ser uma pessoa ou empresa, e a população somente tem acesso a eles com a permissão dos proprietários ou mediante pagamento de tarifas.

Ramos do direito público são diversos: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Financeiro, Direito Penal, Direito Previdenciário, Direito Tributário, Direito Eleitoral, Direito Trabalhista, Direito Internacional e Direito Processual.

Os principais ramos do direito privado são: Direito civil. Direito comercial e empresarial. Direito industrial.

O Direito Privado é formado por normas que tem por matéria as relações existentes entre os particulares relativas à vida privada, e as relações patrimoniais ou extra patrimoniais. As normas de direito privado encontram-se no direito civil e no direito comercial.

O direito privado, por sua vez, tem como fundamento o princípio da autonomia da vontade.

O Direito Público conceitua-se como o conjunto das normas jurídicas de natureza pública, compreendendo tanto a regularização em relação entre o particular e o Estado, como as atividades, as funções e organizações dos poderes do Estado e dos seus servidores.

O Direito Privado rege as relações dos interesses entre as pessoas. O Direito Público fala das normas do Estado com a sociedade, além de estabelecer leis para as atividades estatais. Assim, o Direito Privado acontece entre pessoas e empresas, que podem estabelecer alguns acordos entre si.

Ambas as palavras remetem a questão de ser algo exclusivo, particular. A diferença está em que privado é algo mais íntimo, enquanto privativo normalmente remete a um grupo. Exemplos: O carro da empresa é privativo aos gerentes.

Qualquer bom dicionário lhe dirá que privado significa «particular; desprovido; íntimo» e privativo, embora também queira dizer «particular», tem a mais o sentido de «exclusivo; próprio; restrito; peculiar», e, por outro lado, exclui as acepções de «desprovido; íntimo».

Significado de Privado
adjetivo Que não público; particular: escola privada. Reservado a certas pessoas: sessão de cinema privada. Próprio de alguém ou relacionado à sua intimidade; pessoal: vida privada. Que sofre alguma privação, restrição; restrito: privado de liberdade.

São alguns ramos do Direito Público o Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, Financeiro e Penal. Constitui o Direito Privado os ramos de Direito Civil e Empresarial. No âmbito do Direito Público, define-se Direito Constitucional como normas internas e estruturais fundamentais de cada Estado.

O direito público tem como objetivo principal a regulação dos interesses da sociedade como um todo, a disciplina das relações entre esta e o Estado, e das relações das entidades e órgãos estatais entre si. Ele tutela o interesse público, só alcançando as condutas individuais de forma indireta ou reflexa.

Destaque para o fato de esse ramo abranger todas as outras áreas do Direito, como:

  • Direito Constitucional.
  • Direito Administrativo.
  • Direito Civil.
  • Direito Processual.
  • Direito Penal.
  • Direito do Trabalho.

A história do direito privado moderno inicia-se, na Europa, com a redescoberta do Corpus Iuris justinianeu. Uma ciência jurídica europeia surgiu, quando, pelos inícios da alta Idade Média, as formas de comentário e de ensino trivium, herdadas da antiguidade, foram aplicadas ao estudo do Corpus Iuris justinianeu.