Qual é a diferença entre evangelismo e missões?

Perguntado por: amendes7 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Sendo assim, evangelismo é falar o Evangelho para todos, especialmente em nossa própria cultura. Missões é perceber que há culturas e grupos linguísticos que não têm ninguém que faça isso por eles. E, por isso, precisamos fazer todo o esforço para aprender novas línguas e culturas.

A ideia de missão, no singular, continua fundamenta quando ligada à ideia de Missio Dei. Mas missões, no plural, constitui um derivativo que tem passado por mudanças. O que se diz hoje, em decorrência da Conferência de Willingen (1952), é que “a era das missões chegou ao fim; iniciou-se a era da missão”.

Então, o evangelismo é um anúncio, sim, e é pessoal no sentido de ser transmitido por pessoas transformadas pelos eventos narrados na mensagem proclamada. Mas, é também histórico. Por mais pessoal que seja, a mensagem possui um conteúdo histórico essencial, sem o qual a mensagem não seria mais evangelística.

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios.

Esses aldeamentos indígenas, também chamados de reduções ou missões, foram criados pela Ordem dos Jesuítas no fim do século XVII, a qual visava principalmente a catequização dos indígenas, pois, com a Reforma Protestante na Europa, a Igreja Católica foi em busca de novos fiéis.

A prática missionária era parte essencial do anúncio do evangelho. O missionário tinha determinados direitos, que Paulo renuncia. Ele cita três (1Cor 9, 4-6), como comer, saber e beber às custas da comunidade; levar a esposa junto nas viagens; receber o sustento econômico para não precisar trabalhar.

Samuel Smith, o Primeiro Missionário.

Salmo 22: Minha missão é seguir o Bom Pastor - YouTube.

Os missionários recebem a responsabilidade de pregar o evangelho a todas as pessoas, batizando-as e ensinando-as a fazer todas as coisas que o Senhor ordenou (ver Mateus 28:19–20). Os missionários santos dos últimos dias custeiam a própria missão, pregando a mensagem do evangelho em todas as partes do mundo.

Missões Locais – Projetos Evangelísticos
Nessa lógica, existem milhões de pessoas que não tem conhecimento acerca da mensagem do Evangelho, necessitando então, de projetos que visam adentrar em diversos âmbitos da sociedade e espalhar a mensagem de Salvação.

A evangelização católica é baseada na missão e no discipulado. Todo batizado é naturalmente impelido pelo Espírito Santo de Deus a ser um evangelizador. Todo aquele que experimentou o amor de Deus torna-se um propagador da boa-nova de Cristo.

(D&C 42:14) As sugestões a seguir o ajudarão a preparar-se para ensinar com a orientação do Espírito.

  1. Ser Designado. ...
  2. Buscar a Orientação do Espírito Santo. ...
  3. Orar Constantemente. ...
  4. Estudar as Escrituras. ...
  5. Viver o Evangelho. ...
  6. Ser Humilde.

Só podemos ser testemunhas de Cristo se nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo, que é “o agente principal da evangelização”.

Você pode se envolver ativamente: pesquise, procure informações nas igrejas, escolas e agências de missões e seja um intercessor, cubra um missionário e sua família com orações e jejuns. Você pode fazer missão contribuindo financeiramente.

Continuar lendo Quem criou evangelismo?